O Senado aprovou na quarta-feira (8) o novo seguro obrigatório para veículos, chamado de SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito). Este seguro é semelhante ao antigo DPVAT e foi aprovado com 41 votos favoráveis, o mínimo necessário, e 28 contrários. Entre os senadores que votaram a favor estão Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos), ambos do estado de Mato Grosso do Sul.
O SPVAT será cobrado anualmente dos proprietários de automóveis e motocicletas e será usado para pagar indenizações por acidentes. A Caixa Econômica Federal será a responsável pela administração dos recursos deste seguro. De acordo com o senador Jaques Wagner (PT-BA), relator do projeto, o SPVAT é um seguro solidário que deve custar entre R$ 50 e R$ 60 por ano e tem o objetivo de ajudar aqueles que não conseguem contratar um seguro privado.
A oposição criticou a criação de uma nova despesa para a população, enquanto senadores da base governista destacaram o caráter social da proposta. Agora, o projeto segue para sanção do presidente Lula. A senadora Tereza Cristina (PP), também de Mato Grosso do Sul, votou contra o novo seguro obrigatório.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Nelsinho Trad (PSD), Soraya Thronicke (Podemos) e Tereza Cristina (PP) - Foto: Reprodução (Foto: Reprodução)




