Sem um nome definido, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que vai indicar uma deputada de Centro para ser relatora do projeto de lei que equipara o aborto após 22 semanas de gestação ao homicídio simples, de acordo com a CNN.
Buscando entregar um texto "mais equilibrado", a bancada evangélica e a base governista já foram comunicados sobre a decisão. Com isso, Lira tenta também escapar da pressão política de oposição e governistas.
O nome da deputada Christiane Tonietto (PL-RJ), chegou a ser difundido para a relatoria. Porém, a própria bancada evangélica concordou em ter uma parlamentar de um partido de Centro.
“Entendo que será mais estratégico ser uma mulher de partido do Centro”, disse à CNN o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do PL do Aborto e um dos nomes mais influentes da bancada evangélica.
Integrantes de partidos do esquerda avaliam que uma parlamentar de um partido de Centro é o mínimo necessário para propor mudanças no texto.
“A Secretaria da Mulher (da Câmara) solicitou que sejam realizados estudos e seminários (sobre o PL). E líderes solicitaram modificações no texto”, disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
Nesta quarta-feira (12), o plenário da Câmara, aprovou a urgência para o projeto de lei em votação simbólica. A urgência tira a necessidade de o texto passar pelas comissões temáticas antes de ser apreciado no plenário.
Em outro acordo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), prometeu a governistas e partido do Centro a não pautar o PL do Aborto neste semestre. Um dos pedidos feitos é que o mérito do PL do Aborto fique para depois das eleições municipais.
Um dos motivos é tirar o aspecto eleitoral.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Foto: Douglas Gomes 



