Agressores e ofensores de profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul poderão ser punidos com multa de R$ 1,5 mil, conforme prevê projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa (ALEMS). A penalidade, equivalente a 30 UFERMS, será aplicada em casos de agressões verbais, morais ou físicas motivadas pelo exercício da função. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.
A proposta tem caráter pedagógico e reparatório, e não substitui eventuais responsabilizações nas esferas criminal ou civil. O valor arrecadado será integralmente destinado ao Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul (FES/MS), para ações de apoio psicológico, segurança e valorização dos trabalhadores da saúde pública.
O projeto é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde. Segundo ela, a iniciativa nasceu após reuniões com conselhos e entidades da área, que denunciaram o aumento dos casos de agressões, muitas vezes impulsionados por sobrecarga de trabalho, desinformação e falta de estrutura nas unidades de atendimento.
“A violência verbal e moral se tornou uma constante, causando adoecimento emocional, afastamentos e medo. O Estado tem o dever de criar mecanismos para garantir o respeito e a valorização desses servidores fundamentais para o sistema de saúde”, afirmou a deputada.
Paralelamente, outro projeto em tramitação, de autoria da deputada Gleice Jane (PT/MS), propõe garantir o sigilo dos dados pessoais de vítimas e denunciantes de agressões, com o objetivo de estimular as denúncias e assegurar maior proteção às pessoas envolvidas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel


Fachada da Assembleia Legislativa ( Foto: Wagner Guimarães)




