Começou a tramitar nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o projeto apresentado pelo Governo do Estado que abre possibilidade de mudança nas fases de licitações de obras.
Para o presidente da Alems, Gerson Claro, a proposta reflete uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou constitucional as leis estaduais e municipais que permitem a antecipação da fase de habilitação das empresas.
“Está alteração será uma espécie de vacina, para evitar que empresas sem capacidade econômica e habilitação técnica, apresentam orçamentos irreais, apresentam os preços mais baixos e acabam desabilitadas na fase de seguinte, que é o da habilitação”, explicou o deputado.
O projeto prevê que o processo de habilitação das empresas participantes das licitações passa a anteceder a apresentação das propostas com planilhas, orçamentos e dos lances, no caso de o certame ser na modalidade eletrônica.
A habilitação abrange a apresentação da documentação exigida, incluindo certidões, e comprovação da habilitação e capacidade técnica para executar o serviço ou fornecer o produto licitado.
O texto também prevê a possibilidade, mediante justificativa e previsão no edital, de que as fases de apresentação de propostas e julgamento ocorram antes da habilitação.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa (Divulgação/Alems)



