O governador Eduardo Riedel e o Sebrae-MS assinaram um convênio, nesta terça-feira (30), com intuito de elevar a competitividade, mirando o desenvolvimento e fortalecimento de startups, empresas ecoinovadoras, empresas de base tecnológica e negócios urbanos e rurais.
O convênio com investimento de R$ 11 milhões terá três eixos de atuação: desenvolvimento econômico, promoção e fomento à inovação e estímulo a sustentabilidade, tendo o trabalho executado até dezembro de 2024.
Na visão de Riedel, a perspectiva é grande para esse ano, pois há uma transformação no Estado e mesmo assim vem sofrendo com um grau de investimento robusto por parte do setor privado. "Os desafios que nós temos é da qualificação, de continuar um estado com baixíssima taxa de desocupação e desemprego e para isso, a gente precisa de parceiros, e o Governo não consegue executar todas essas ações sem o braço estendido aos parceiros que já têm expertise em várias dessas formações".
Entre as ações que o convênio traz para Mato Grosso do Sul estão o fortalecimento do fórum permanente das microempresas e empresas de pequeno porte, implementação da política nacional de apoio e desenvolvimento as micro e pequenas empresas, adesão de 15 municípios à Lei da Liberdade Econômica, implementação do BI para qualificação profissional e preenchimento de vagas de trabalho.
O Sebrae-MS planeja trabalhar tanto na competitividade empresarial, quanto no ambiente de negócios. Para a empresa, o objetivo é atender o cliente por todos os ângulos, considerando as necessidades e as oportunidades, utilizando de exemplo a Rota Bioceânica, que "vai exigir que o empreendedor se planeje e estruture de maneira a aproveitar a demanda criada".
Para o diretor-presidente Claudio Mendonça, o intuito é levar para o empreendedor, a oportunidade de aumentar as suas vendas.
"A gente quer entrar muito numa linha de mercado, de buscar mercado e novos mercados, tanto nacionais quanto internacionais para os nossos pequenos negócios, mostrando aqui com esses grandes investimentos, como o Estado abriu mão de parte dos recursos. O Estado é o que tem o menor imposto de ICMS, então nós estamos também mostrando para o empreendedor que é um momento dele investir e buscar novos mercados e oportunidades de negócio, não só no Microsoft, como no Brasil todo".
Eventos previstos para este ano:
Fevereiro - Dia da Oportunidade
Março - Dia da Oportunidade | Delas Day | Empreenda Hoje | Startup Day
Abril - Dia da Oportunidade | Empreenda Hoje | Prêmio Prefeitura Empreendedora | Evento Digital
Maio - Empreenda Hoje | Encadear Summit | Semana do Mei |Encerramento Super Chef Merendeiros 2024
Junho - Encerramento Cidade | Empreendedora + Líderes em Movimento | MS Mais Simples + Encontro de Compras Públicas |Conexão de Negócios + Solution Day
Julho: Feira de Franquias | Evento Digital
Agosto - Inspira Ecoturismo + Ruraltur
Setembro - Eli Summit | Circuito Regional de Palestras
Outubro - Enpreendefest
Novembro - Encontro de prefeitos eleitos
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Governador Eduardo Riedel, ao lado do presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, Edson Araújo da Fecomércio, Cláudio Mendonça do Sebrae e prefeitos do interior (Sarah Chaves )




