O general Carlos Alberto dos Santos Cruz vai deixar a Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, segundo fontes do Palácio do Planalto. Essa é a primeira baixa da ala militar do governo e a decisão partiu do próprio presidente da República, que já escolheu o sucessor. Quem assume o cargo é o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste.
Embora o motivo da exoneração de Santos Cruz ainda não esteja claro, o militar tem sido alvo de críticas de Carlos Bolsonaro e Olavo de Carvalho (guru de Bolsonaro), desde que chegou ao Palácio do Planalto. A situação teria se agravado com a chegada do secretário de Comunicação Fabio Wajngarten, que não quis se subordinar às diretrizes e normas estabelecidas pelo general para ter maior controle sobre atividades e ações.
Há um mês, Santos Cruz chegou a ser acusado de trocar mensagens ofensivas a Bolsonaro via WhatsApp, mas negou a autoria das mesmas. Apesar da polêmica envolvendo seu nome, Santos Cruz era bem visto nos bastidores, considerado como um bom interlocutor, tendo sido recentemente elogiado pelo presidente devido à articulação política para a aprovação do PLN 4 no Congresso, referente aos créditos extras.
Durante entrevista, há cerca de um mês, o general disse que estava confortável no governo, apesar da crise com a ala ideológica. Nesta quinta-feira (13), antes de ser informado da saída, Santos Cruz participou de audiência na Comissão de Transparência do Senado, onde defendeu a permanência de Sérgio Moro no Ministério da Justiça.
Santos Cruz é o terceiro ministro a deixar o governo Bolsonaro, após as demissões do secretário-geral, Gustavo Bebianno, e do ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


Substituto é o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudeste (Reprodução)




