A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou na quinta-feira (27) o Mapa Estratégico 2025–2030, um plano de longo prazo que servirá como guia de ações e prioridades para a segurança pública em Mato Grosso do Sul. O lançamento marca o início de um novo ciclo no Estado, segundo o general Valério Luiz Lange, sócio fundador da Oscar 1, responsável pela mentoria em gestão e planejamento.
“Estamos entregando um planejamento que orienta a Justiça e Segurança Pública até 2030. Também aprimoramos a governança do Plano Estadual de Segurança Pública, com ações práticas e imediatas”, afirmou Lange, destacando que o trabalho deixa um legado de governança e compromisso institucional. “Uma geração caminha sobre aquilo que a anterior construiu.”
O Mapa Estratégico organiza 14 objetivos estratégicos, distribuídos nas perspectivas de Fortalecimento Institucional, Processos Internos e Retorno à Sociedade, abordando temas como capacitação, infraestrutura, governança, inteligência, comunicação e proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente.
A missão da Sejusp foi atualizada para “Proteger as pessoas, o patrimônio e o meio ambiente, promovendo justiça e segurança pública”, enquanto a visão reforça uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.
O secretário-chefe da Sejusp, Antonio Carlos Videira, ressaltou o propósito e a missão da pasta. “Planejamos estrategicamente com visão clara e inspiração divina, para entregar não apenas segurança ou justiça, mas um Estado e um país melhores. Peço a Deus que conceda a cada um de nós o dom e o talento necessários para cumprirmos nossa missão. Que possamos fazer muito além do que acreditamos ser possível hoje. Encerramos este ciclo com orgulho e com a certeza de que estamos construindo o futuro.”
O secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, que conduziu os trabalhos, afirmou que a próxima etapa exige foco e execução. “Criamos uma estrutura de governança que permitirá tirar do papel tudo o que foi planejado. Agora é executar o monitoramento, a avaliação e trabalhar para colocar as políticas públicas em prática.”
O documento apresentado reúne missão, visão, valores e objetivos estratégicos, além da nova estrutura de governança que orientará a execução do Plano Estadual de Segurança Pública.
O evento contou ainda com a participação dos coronéis Saulo Ramos de Carvalho e Reinaldo Costa de Almeida Rego, integrantes da equipe de mentoria; o comandante da PMMS, Renato dos Anjos Garnes; o comandante do CBMMS, Frederico Reis Pouso Salas; o delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lucio; o coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza Silva; o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; e o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior.
Mapa Estratégico 2025–2030 / Foto: Tenente Isabela Leal PereiraJD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Secretario Antonio Carlos Videira (- Foto: Tenente Isabela Leal Pereira)




