A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o PL 3.039/2023, que torna obrigatório a instalação de botões de pânico em veículos de motoristas que operam por meio de empresas de transporte de passageiros por aplicativo.
O botão de pânico deverá ser um meio tecnológico hábil para que passageiros e condutores possam alertar para situação que coloquem sua segurança em perigo durante a realização das viagens.
O texto, de autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), altera a lei que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012) e argumenta que os aplicativos de transporte precisam aumentar seus esforços para garantir a segurança de motoristas e passageiros.
Com a aprovação, o projeto agora seguirá para análise da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para decisão final.
Uma das emendas apresentadas ao projeto pelo senador foi a que determina a obrigação de cadastramento prévio, com foto e documento, do condutor e também do cliente que utilizará o serviço.
Outra mudança sugerida seria a obrigação dos veículos de transporte por aplicativos utilizarem sinais de identificação, como placas luminosas, a fim de facilitar aos usuários do serviço na sua identificação.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







