O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou no início desta semana que o Projeto de Lei 2338/2023, que propõe a regulamentação do uso de Inteligências Artificiais (IAs) no Brasil, deverá ser votado até abril deste ano.
No final de janeiro, em viagem a Zurique, na Suíça, para participação do Brazil Economic Forum, o presidente do Senado já havia feito a mesma previsão para análise do projeto do Marco Legal da IA, que é de sua autoria.
O texto base da proposta estabelece que as ferramentas de Inteligência Artificial sejam divididas em dois grupos, com o primeiro sendo para as IAs de risco excessivo, que serão proibidas em território nacional.
Neste grupo estão enquadradas ferramentas com técnicas subliminares que induzam comportamentos diferentes do natural. Outro modelo de IA que poderá ser incluído no grupo estariam as que classificam pessoas por suas características para acesso a bens e serviços.
O segundo grupo é destinado para as IAs de alto risco, que serão supervisionadas. Essas são as utilizadas em dispositivos de segurança na gestão de infraestruturas públicas, triagem de candidatos e classificação de crédito, além de outros.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gianni Nogueira mantém conversas políticas e não descarta mudança de partido

Assembleia vota projeto que cria 302 cargos no Judiciário de MS

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvio de emendas

Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda

Zé Teixeira pede recursos federais para obras em Nova Alvorada do Sul e Jateí

MDB amplia base e recebe 30 novos filiados da juventude

Prazo de desincompatibilização para eleições de 2026 termina em abril

Criminalizar jornalistas é erro jurídico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Câmara vota vetos da prefeitura a emendas no Orçamento e no PPA






