Quatro comissões permanentes do Senado elegeram hoje (14) os presidentes e vice-presidentes para o biênio 2017-2018. Apesar do ano legislativo ter-se iniciado em 2 de fevereiro, as comissões só começaram a ser instaladas nesta semana em razão da dificuldade dos partidos para fechar acordo para a indicação dos presidentes e vices. Apenas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estava em funcionamento.
O senador Fernando Collor de Melo (PTC-AL) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Jorge Viana (PT-AC), vice-presidente. Logo após assumir a presidência da comissão, Collor propôs e o colegiado aprovou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Wildy Viana, pai do senador Jorge Viana. O ex-deputado faleceu ontem (13), em Rio Branco, aos 87 anos.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) será presidida por Tasso Jereissati (PSDB-CE) e terá como vice-presidente Garibaldi Alves (PMDB-RN). Ao assumir o comando da CAE, Jereissati disse que pretende criar duas subcomissões temáticas, uma para analisar o sistema tributário e outra para debater o custo Brasil e fazer um estudo sobre juros.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) será presidida por Regina Sousa (PT-PI) e terá como vice-presidente Paulo Paim (PT-RS). Assim que o colegiado foi instalado, a senadora colocou em votação requerimentos, entre os quais o de realização de ciclos de debates sobre direitos humanos e democracia e também sobre a reforma da Previdência.
A presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) ficou com Lúcia Vânia (PSB-GO) e a vice-presidência com Pedro Chaves (PSC-MS). Segundo Lúcia Vânia, a comissão vai trabalhar naquilo que o Ministério da Educação propõe, mas também fazer propostas e criar alternativas a programas e projetos importantes na área de educação.
Os presidentes e vice-presidentes das comissões permanentes foram eleitos por aclamação, já que havia apenas uma chapa inscrita para o comando de cada uma. As comissões têm seus integrantes designados pelo presidente da Casa, por indicação dos líderes partidários, conforme a regra da proporcionalidade das legendas na Casa
Amanhã (15) devem ser instaladas as comissões de Ciência Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Assuntos Sociais (CAS) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O Senado tem 13 comissões permanentes que são divididas por temas para analisar, debater e aprovar os projetos apresentados.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Em disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, presidente lidera segundo turno, aponta pesquisa

Greve dos motoristas 'ameaça' até R$ 58 milhões por dia na indústria, aponta FIEMS

Moraes vota pela condenação de cinco réus por trama golpista ligada a Bolsonaro

VÍDEO: Papy fala sobre incapacidade da prefeitura e critica intervenção do Consórcio Guaicurus

Orçamento de Campo Grande para 2026 entra em votação na Câmara

Deputados estaduais apreciam 14 projetos em sessão da Alems

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Cristiano Carvalho é nomeado novo diretor-presidente da Fundect

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União


Quatro comissões permanentes do Senado elegeram hoje (14) os presidentes e vice-presidentes para o biênio 2017-2018 (Marcos Oliveira/Agência Senado)



