A senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, disse em reunião com cinco prefeitos dos municípios do Mato Grosso do Sul na terça-feira (3), que a PEC do Pacto Federativo que extingue municípios pequenos “não pode passar”.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Assomasul, Pedro Caravina, e os prefeitos dos cinco municípios sul-mato-grossenses ameaçados de extinção pela PEC: Figueirão, Rio Negro, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Jateí.
Os prefeitos foram ao Congresso solicitar a rejeição da proposta inserida na PEC 188/2019 que extingue municípios com baixo índice de receita própria, o que somariam 1.217 extinções no Brasil.
Simone disse que o projeto não se sustenta. “O Congresso Nacional é municipalista, conhece as dificuldades dos municípios pequenos de cinco mil habitantes. A solução não está na extinção destes municípios. Ao contrário, temos de ter uma política pública específica para que aqueles que não têm condição de ter receita própria, possam oferecer os serviços públicos necessários à população.
Segundo a senadora, a proposta dificulta a sobrevivência destes municípios. “Vamos aproveitar essa proposta, que não pode passar, para fazer uma ampla discussão e apresentar um texto que permita o tratamento diferenciado para garantir mais recursos nas mãos dos municípios pequenos”, disse.
A chamada PEC do Pacto Federativo foi apresentada pelo governo no início de novembro. Entre as alterações nas relações entre União, Estados e Municípios, está a proposta de extinguir municípios de até cinco mil habitantes que tenham arrecadação de impostos (ISS, IPTU, ITBI inferior a 10% do total da receita.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


Mesa: Prefeito de Jateí, presidente da Assomasul, Simone Tebet e o prefeito de Taquarussu (Reprodução/Assessoria)



