A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi escolhida nesta terça-feira (10), ao lado de outras seis personalidades mundiais, para receber o Prêmio Campeões da Terra, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento às ações em defesa das pessoas e do planeta.
O anúncio aconteceu em Nairóbi, a Capital do Quênia, onde se encontra a sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
“Reconhecimentos que valorizem e disseminem o nosso saber são extremamente importantes, como é o caso deste prêmio Campeões da Terra. Agradeço ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pela premiação e pela parceria nessa trajetória pela preservação da biodiversidade", disse a ministra logo após receber a condecoração.
Além de Sonia Guajajara, também recebem o prêmio Amy Bowers Cordalis, defensora indígena dos Estados Unidos, Gabriel Paun, defensor ambiental romeno e fundador da ONG Agent Green, Lu Qi, cientista chinês especializado em reflorestamento, Madhav Gadgil, ecologista indiano que promove a biodiversidade, e a Sekem, uma iniciativa de agricultura sustentável no Egito.
Para Guajajara, o prêmio reforça a responsabilidade e o compromisso indígena com a defesa do planeta e meio ambiente, além da conscientização das pessoas. “Nossos modos de vida são baseados no respeito à Mãe Terra, no respeito à natureza e a todos os seres que partilham esse tempo e espaço conosco, seres humanos, na prevalência dos interesses coletivos em relação aos interesses individuais, no cuidado e na vivência em comunidade”, afirmou a ministra.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência


Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara (Foto: Reprodução/Cofen)




