Menu
Menu
Busca quinta, 23 de abril de 2026
Política

Valdemar da Costa Neto defende anistia, fala sobre Tarcísio e autonomia de Azambuja no PL

O presidente nacional do partido, apontou ainda nomes que podem entrar na disputa ao Senado por Mato Grosso do Sul

21 setembro 2025 - 12h54Sarah Chaves    atualizado em 26/09/2025 às 07h28

Durante o evento de filiação de Reinaldo Azambuja e 19 prefeitos ao PL, em Campo Grande neste domingo (21), o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, reafirmou a posição do partido em defesa de uma anistia ampla aos investigados pelos atos de 8 de janeiro e destacou autonomia total do ex-governador a frente da sigla em Mato Grosso do Sul.

Sobre o cenário eleitoral, o dirigente destacou que o ex-governador Reinaldo Azambuja terá total autonomia para conduzir as articulações do PL em Mato Grosso do Sul, incluindo a definição de candidaturas ao Senado em 2026.

Valdemar ainda apontou que nomes como Gianni Nogueira e Capitão Contar podem entrar na disputa ao Senado pelo PL, mas reforçou que as decisões locais estarão sob comando de Azambuja.

Sobre a pretensão do deputado federal Marcos Pollon sair governador pelo PL, Valdemar reforçou que decisão estadual é do Reinaldo, que está apoiando a reeleição de Eduardo Riedel. "É melhor ele escolher outra época".

Nacional
Valdemar também avaliou como improvável a aprovação, no Senado, da PEC que limita decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal, mas reforçou apoio à proposta. Ele voltou a criticar manifestações recentes organizadas por grupos de esquerda, afirmando que os atos têm fracassado em público. “Esse negócio de anistia light não resolve. Tinha que ser anistia de verdade. A maioria dos que foram presos não participou da depredação”, disse.

Questionado sobre o nome de Eduardo Bolsonaro, disse que caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro orientar os rumos da legenda, mas afirmou que se o governador por São Paulo Tarcísio de Freitas se filiar ao PL, ele será o nome.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem: Getty Images/iStockphoto
Política
Adriane Lopes sanciona lei que restringe uso de banheiros femininos a mulheres biológicas
Mesa diretora da Câmara Municipal de CG
Política
Vereadores analisam projetos sobre saúde e propriedade privada hoje
Calamidade na saúde em Dourados entra em votação na Assembleia
Política
Calamidade na saúde em Dourados entra em votação na Assembleia
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Política
CCJ marca sabatina de Jorge Messias para o STF no dia 29
Empresa deve apresentar defesa na Justiça - Foto: Arte JD1
Política
Pesquisa Veritá é impugnada e Justiça Eleitoral de MS proíbe divulgação
Assembleia Legislativa
Política
Servidores podem deixar de informar endereço de casa em boletim de ocorrência
Parlamentar pode vir a ser governador-tampão do RJ até fim de 2026
Política
PDT aciona STF para anular eleição de Douglas Ruas na Alerj
Lula voltou a comentar sobre a guerra
Política
Lula chama conflito no Oriente Médio de 'guerra da insensatez'
Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Política
Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Presidente Lula cumpre agenda internacional
Política
Na Alemanha, Lula defende pioneirismo de biocombustíveis brasileiros

Mais Lidas

Corpo da mulher foi encontrado na rua
Polícia
AGORA: Com requintes de crueldade, casal é morto no Jardim Noroeste
Atuação do Choque e da PCMS resultaram na prisão do indivíduo
Polícia
Suspeito de matar casal com foice no Noroeste, 'Arrozinho' é preso em Anhanduí
Cantores - Foto: Reprodução
Cidade
Confirmado: "Cê Tá Doido" em Campo Grande com entrada gratuita; saiba como pegar ingresso
Campo-grandense está desaparecida desde o dia 15 de abril
Polícia
Desaparecida, campo-grandense é acusada de desviar R$ 40 mil de escola em SC