Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quinta-feira (9) serão discutidos e votados importantes projetos de lei, com destaque para a proposta que visa reconhecer a Rua Barão do Rio Branco como uma área de relevância cultural e histórica para a cidade.
O Projeto de Lei 11.422/24, apresentado pelos vereadores Ronilço Guerreiro e Epaminondas Neto (Papy), com assinaturas dos vereadores Jean Ferreira e Beto Avelar, propõe a criação da Avenida Calógeras como Área de Interesse Cultural do município, abrangendo a região entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Barão do Rio Branco. A iniciativa busca valorizar e preservar a história dessa importante área central de Campo Grande, além de promover o comércio local e fortalecer o turismo na região.
De acordo com os vereadores, a Avenida Calógeras e a Rua Barão do Rio Branco são locais com grande significado histórico para a cidade, representando a identidade cultural e econômica de Campo Grande. Ronilço Guerreiro destacou que a proposta visa estimular o comércio e atrair pessoas para a região central, com foco na gastronomia, no artesanato e na economia criativa. Ele afirmou ainda que a criação dessa área de interesse cultural será um passo importante para fortalecer as raízes históricas da cidade e criar novos polos de atração turística e comercial.
Ordem do Dia
Além deste projeto, também será votado o Projeto de Lei 11.663/25, que propõe adotar o conceito de "Cidade-Esponja" em Campo Grande, buscando soluções sustentáveis para o gerenciamento das águas pluviais. O vereador Fábio Rocha, autor da proposta, explicou que o objetivo é reduzir alagamentos e enchentes através de um planejamento urbano que utiliza soluções ecológicas para absorver e filtrar a água da chuva de maneira natural.
Outro projeto em pauta é o Projeto de Lei 11.940/25, do vereador Otávio Trad, que inclui no calendário oficial de eventos do município o “Costelão Fogo de Chão”, realizado anualmente pelo Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul no primeiro domingo de agosto.
A sessão ordinária também contará com a presença do produtor cultural Daniel Escrivano, que apresentará na Tribuna o Projeto de Lei 12.092/25, que propõe a inclusão do Fesmorena (Festival Estudantil de Música Autoral de Mato Grosso do Sul) no calendário oficial de eventos de Campo Grande. A proposta é do vereador Landmark, autor do convite.
A sessão começará às 9 horas e pode ser acompanhada presencialmente na Câmara Municipal ou pelas transmissões ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, ou no YouTube.
Deixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Foto: Izaias Medeiros 



