Com o aumento significativo dos casos de hepatite A em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) decidiu ampliar os grupos que terão acesso à vacina contra a doença pelo SUS. Serão 260 doses para as aplicações no público adulto - 18 até 39 anos - e espera receber mais doses do Ministério da Saúde nas próximas semanas.
Já para o público de 11 a 17 anos, estes serão imunizados com as doses da vacina, um total de 1.900 doses, que já estão em estoque em Campo Grande, e que fazem parte do PNI (Programa Nacional de Imunização).
A medida foi tomada após recomendação do Ministério da Saúde, e um novo esquema vacinal já foi definido para atender essa ampliação de público.
Para os usuários de Prep (profilaxia pré-exposição), a vacinação em dose única será feita por agendamento e será em 2 locais:
-CTA (Centro de Triagem e Acolhimento), localizado no Horto Florestal;
-USF Nova Bahia, localizada na Av. Nossa Senhora do Bonfim, 284;
O CTA vai entrar em contato com os usuários. Pessoas de 11 anos a 39 anos e que tiveram contato domiciliar e/ou sexual com infectados* e contato de pessoa privada de liberdade será feita a busca ativa e o agendamento pela USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima da pessoa, e a imunização será na residência do paciente, feita por servidores da Unidade. Vacina em dose única. Pessoas de 11 a 17 anos será usado o imunizante pediátrico na dose de 0,5 ml. Pessoas de 18 anos a 39 anos será usado o imunizante adulto na dose de 1,0 ml.
Registros da doença
Até o momento, Campo Grande registra 103 casos de hepatite A, depois de 4 anos sem notificações da doença. O primeiro caso em 2024 surgiu no mês de setembro.
Atualmente, a vacina contra a hepatite A faz parte do calendário infantil, no esquema de 1 dose aos 15 meses de idade, podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina também está disponível no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) para pessoas acima de 1 ano de idade, com algumas condições de saúde como, por exemplo, os portadores de Hepatopatias crônicas, da hepatite B e coagulopatias, doença imunodepressora, fibrose cística, trissomias e pessoas vivendo com HIV ou aids.
A SESAU informa que a pessoa contactante de caso confirmado de hepatite A deverá ser vacinada em até 15 dias após a exposição.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Vacinação (Foto: Prefeitura de Campo Grande)




