Na quinta-feira (25) foi publicada na edição 79 do Diário Oficial da União a autorização do Hospital Cassems de Campo Grande para realizar transplantes de coração. A Portaria nº 509, de 17 de abril de 2019, considera o hospital apto para esse tipo de procedimento.
A unidade hospitalar foi a única contemplada com a liberação para transplantes cardíacos e a equipe terá como responsável técnico o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa. A equipe é composta ainda pelos médicos cardiologistas Carolina Figueiroa de Brito e Mauro Rogério de Barros Wanderley júnior, pelo cirurgião torácico Diogo Gomes Augusto e pelos anestesiologistas Lilian Queiroz de Paula Lorentz e Rafael Nascimento.
Desde 2013, Campo Grande não realiza um transplante de coração e com “o credenciamento do Hospital Cassems será possível iniciar uma nova fase no intuito de salvar vidas e contribuir para a redução da fila de espera por um coração”, segundo o cirurgião cardiovascular Carlos Barbosa.
O credenciamento do Hospital como unidade transplantadora já tem mais de um ano e iniciou com a captação de órgãos. Em seguida o Governo do Estado concedeu autorização para transplantar.
A médica Priscilla Alexandrino, diretora técnica do Hospital diz “Estamos há 18 meses em contato com Incor, com aulas semanais para a equipe que coordenará este processo, nós fizemos um grande levantamento de documentação e de reestruturação para podermos ser habilitados para esse serviço e para nós é motivo de muito orgulho reativar este importante serviço em nosso estado”.
Para o Marcos Bonilha, diretor clínico do hospital, o credenciamento para transplante de coração é “mais uma conquista importante para o Hospital que vem superando várias barreiras na busca por excelência e qualidade em seu atendimento.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache diz “Nosso hospital é jovem, vamos completar 3 anos de vida, mas temos uma equipe dedicada, capacitada e a estrutura física necessária para reativar essa área de transplantes em MS” e reforça que estar habilitado para o transplante cardíaco mostra que o Hospital está no caminho certo rumo a excelência do atendimento em saúde.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado
