O senador Nelsinho Trad (PSD) falou nesta quinta-feira (31), sobre a importância da lei que prevê que os exames para diagnósticos de câncer sejam realizados no prazo de 30 dias.
Para o senador, a nova medida permite maior chance de cura ao paciente. “Sabemos que todos falam muito em prevenção, mas só isso não basta, tão importante é diagnosticar e dar ciência ao pacientes do diagnóstico correto de uma doença maligna. Você reduz a maglinidade da doença e aumenta a chance de cura total do paciente com cirurgia ou tratamento necessário”, destacou.
A medida sancionada pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje estabelece trinta dias a partir da primeira suspeita do médico, para que o paciente tenha o diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O dispositivo altera a Lei 12.732/2012 que prevê 60 dias entre o diagnóstico e o início do tratamento do câncer em pacientes do SUS.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM







