Menu
Menu
Busca segunda, 09 de fevereiro de 2026
Saúde

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência

01 março 2024 - 06h50Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão em investigação. 

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (352.036) entre os estados. Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar: 3.612,7 casos por 100 mil habitantes. 

O DF é uma das unidades federativas que decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da explosão de casos de dengue. Segundo o governador Ibaneis Rocha, as redes de saúde da capital, tanto a pública quanto a privada, entraram em colapso no atendimento.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos.

No próximo sábado (2), o Ministério da Saúde - em parceria com estados e municípios - vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença. 

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao homem principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. 

Seis estados - Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro - e o Distrito Federal), além de 154 municípios, já decretaram situação de emergência por causa da doença.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Diversos produtos irregulares foram apreendidos
Saúde
Saúde de MS monta força-tarefa permanente contra canetas emagrecedoras ilegais
Dr. Plácio recebeu no Saúde e Bem-Estar, o Dr. Marcelo Bezerra
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tecnologias de lipoaspiração de definição muscular
Referência em média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, o HRMS realizou, no último ano, mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos.
Saúde
Hospital Regional retoma cirurgias bucomaxilofaciais e opera jovem de 20 anos
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Saúde
Novo PAC: Lula anuncia novos investimentos para ampliar atendimento no SUS
Foto: Reuters/George Frey/File Photo
Política
Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil
Assinatura aconteceu durante reunião
Saúde
Saúde de MS tem meta de manter a maior cobertura vacinal do país
Foto: Mireli Obando
Saúde
Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta INCA
Serviço de odontologia é gratuito por meio do SUS
Saúde
Saiba como utilizar gratuitamente o serviço de odontologia pelo SUS em MS
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Saúde
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Novas regras passam a valer para doação
Saúde
Doadores que usam canetas emagrecedoras passam a ter novas regras no Hemosul

Mais Lidas

Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Imagem Ilustrativa
Polícia
Passageiro se sente ameaçado depois de levar 'cantada' em corrida de moto por aplicativo
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mulher é baleada na cabeça durante ataque a tiros na Cafezais