Ações que visam o combate e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) serão realizadas a partir desta quarta-feira (24) em Campo Grande. A cidade se vestirá de azul e vai aderir a 3° edição da Campanha Nacional de Combate ao AVC, esse ano com o tema “Reerguendo-se após o AVC”.
Na próxima segunda-feira, 29 de outubro, comemora-se o dia mundial de combate a doença, que ataca cerca de 17 milhões de pessoas todos os anos.
A cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes no país, a cada ano que passa.
“A prevenção pode evitar 90% dos casos e o reconhecimento dos sinais de alerta do AVC e o rápido tratamento de urgência em um centro de AVC diminui a chance de sequelas. Por isso nossa campanha é de extrema importância para essa conscientização”, explica a neurologista Rebeca Gigante, que faz parte da organização da campanha em Campo Grande.
As mobilizações com o público contarão com: Orientação sobre o AVC, sinais de alerta, fatores de risco e prevenção; orientações sobre as possibilidades de reabilitação; orientações nutricionais e de atividades físicas; verificação de pressão arterial, glicemia, peso e altura; avaliação de risco de AVC; e divulgação do Aplicativo AVC Brasil, um aplicativo gratuito que ajuda no combate e prevenção do AVC. Todos os eventos são gratuitos.
AGENDA – CAMPANHA DE COMBATE AO AVC 2018
24/10 – 18h – Iluminação do Relógio Dr Renato Barbosa Rezende e da Fachada do Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul.
24/10 – 19h - Inauguração Unidade de AVC Hospital do Coração de MS
25/10 - 18h30 – Câmara de Vereadores de Campo Grande - Solenidade de Abertura e I Simpósio da Campanha de Combate ao AVC
27/10 - 17h às 21h - Feira Central - Mobilização com a população*
29/10 – 8h às 17h - Pátio Central Shopping – Mobilização com a população
30/10 - 7h às 9h - Praça Belmar Fidalgo - Ginástica contra o AVC e mobilização com a população
31/10 - 19h30 – Hospital do Coração - AVC - I Encontro de Pacientes, familiares e cuidadores. (Com a presença confirmada do Presidente da Associação de pacientes de Cuiabá – Uma conversa sobre desafios e vitórias, e um estímulo à criação de uma associação local de pacientes.).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado
