O Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Aquidauana vão ampliar o atendimento médico nas aldeias do Distrito de Taunay, onde diversos indígenas foram infectados pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
Em reunião nesta quarta-feira (22) na governadoria, o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito Odilon Ribeiro e o secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende, definiram novas estratégias de atendimento para a região.
"O Estado está acompanhando a situação nas aldeias de Aquidauana e dá total apoio para o cuidado com os indígenas. Estamos enviando medicamentos, equipamentos, máscaras e também um médico para o atendimento", destacou o governador Reinaldo Azambuja.
Além de um médico, serão enviados para a cidade um dentista e um técnico de enfermagem. Os três vão dar apoio ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Governo Federal, que cuida dos povos originários do Brasil.
A Prefeitura de Aquidauana também vai contribuir com o reforço nos serviços de saúde enviando três médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. "Vamos usar escolas municipais nas aldeias como base para esse atendimento", afirmou o prefeito.
Testagem em massa na população indígena foi outra decisão tomada em conjunto pelo Estado e município. Os exames serão do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro pelos profissionais de saúde, pois detecta a presença do vírus ativo no organismo.
Mais estrutura
Segundo o secretário Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul enviou uma viatura para ser usada nas aldeias e solicitou ao Ministério da Saúde a estruturação de um hospital de campanha na região para atender a população.
Ele anunciou que uma barreira sanitária também será instalada no local para prevenir a contaminação do novo coronavírus. "Vamos continuar ajudando todos os municípios, como temos feito, tendo olhar apurado para a questão indígena", falou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM

Casos de dengue se estabilizam e MS não sofre alteração no número de óbitos

Brasil inicia vacinação com nova dose única contra a dengue em janeiro

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família


Além de um médico, serão enviados para a cidade um dentista e um técnico de enfermagem (Chico Ribeiro)




