Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Saúde

Foram prorrogadas as inscrições para programa de treinamento em Epidemiologia

Os interessados devem se inscreverem por meio do site, até esta quinta-feira (29)

26 fevereiro 2024 - 15h25Brenda Leitte, com Prefeitura

Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (29), as inscrições para o  Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível Fundamental (EpiSUS Fundamental Campo Grande). Ao todo serão ofertadas 60 vagas, distribuídas em duas turmas, tendo como público-alvo profissionais com nível superior, que atuam nos serviços de saúde públicos e privados conveniados à Rede Municipal de Saúde.

Os interessados devem se inscreverem por meio do site. O edital completo do programa  também está disponível neste mesmo endereço.

Com o objetivo principal de aprimorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública e fortalecer a rede municipal de saúde, a Sesau realizou em 2023 a implementação do “projeto piloto” em parceria com o Ministério da Saúde, para a efetivação da modalidade no município, denominado Turma 01 do EpiSUS Fundamental Campo Grande, com a oferta de 30 vagas.

Neste ano, serão ofertadas duas turmas, um total de 60 epidemiologistas de campo graduados pelo EpiSUS Fundamental Campo Grande. Se houver necessidade, poderão participar do processo seletivo, profissionais de outros estados e municípios, desde que também sejam atuantes na vigilância ou atenção à saúde.

A metodologia desenvolvida pelo EpiSUS, em qualquer um dos seus níveis, adota um modelo de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação profissional.

O EpiSUS Fundamental Campo Grande acontecerá durante 12 semanas (3 meses), com carga horária de 200 horas e está organizado em três módulos. Para todos é requerida frequência de 100% e pontualidade.

O treinamento será realizado no formato presencial, com aulas teóricas e apresentação de trabalhos. Entre os temas abordados na formação destacam-se: análise e interpretação de dados da vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.

Nos módulos 1 e 2 serão realizadas duas Oficinas, com sessões de aulas teóricas e apresentações de trabalhos. Cada oficina será realizada no período de uma semana de forma integral (segunda à sexta-feira) e ocorrerão em formato presencial, de acordo com a definição da coordenação do programa de treinamento, de forma integral.

A Oficina 3 é o momento da preparação e apresentação final dos trabalhos de conclusão de curso e cerimônia de encerramento, de forma presencial. Os participantes que completarem o treinamento receberão um certificado de conclusão, assinado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e por representantes do DEMSP, do Ministério da Saúde.

Durante os intervalos entre as oficinas, os profissionais em treinamento deverão atuar nos seus postos de trabalho, onde irão desenvolver seus trabalhos de campo para praticar, implementar e consolidar o que aprenderam nos módulos presenciais.

O programa é promovido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da CIEVS-CG (Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fumacê
Saúde
Fumacê passa pelo Los Anges e Seminário nesta quarta-feira
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'