Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
TJMS Jul24
Saúde

Foram prorrogadas as inscrições para programa de treinamento em Epidemiologia

Os interessados devem se inscreverem por meio do site, até esta quinta-feira (29)

26 fevereiro 2024 - 15h25Brenda Leitte, com Prefeitura

Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (29), as inscrições para o  Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível Fundamental (EpiSUS Fundamental Campo Grande). Ao todo serão ofertadas 60 vagas, distribuídas em duas turmas, tendo como público-alvo profissionais com nível superior, que atuam nos serviços de saúde públicos e privados conveniados à Rede Municipal de Saúde.

Os interessados devem se inscreverem por meio do site. O edital completo do programa  também está disponível neste mesmo endereço.

Com o objetivo principal de aprimorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública e fortalecer a rede municipal de saúde, a Sesau realizou em 2023 a implementação do “projeto piloto” em parceria com o Ministério da Saúde, para a efetivação da modalidade no município, denominado Turma 01 do EpiSUS Fundamental Campo Grande, com a oferta de 30 vagas.

Neste ano, serão ofertadas duas turmas, um total de 60 epidemiologistas de campo graduados pelo EpiSUS Fundamental Campo Grande. Se houver necessidade, poderão participar do processo seletivo, profissionais de outros estados e municípios, desde que também sejam atuantes na vigilância ou atenção à saúde.

A metodologia desenvolvida pelo EpiSUS, em qualquer um dos seus níveis, adota um modelo de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando aprimorar as habilidades do profissional no contexto de sua atuação profissional.

O EpiSUS Fundamental Campo Grande acontecerá durante 12 semanas (3 meses), com carga horária de 200 horas e está organizado em três módulos. Para todos é requerida frequência de 100% e pontualidade.

O treinamento será realizado no formato presencial, com aulas teóricas e apresentação de trabalhos. Entre os temas abordados na formação destacam-se: análise e interpretação de dados da vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.

Nos módulos 1 e 2 serão realizadas duas Oficinas, com sessões de aulas teóricas e apresentações de trabalhos. Cada oficina será realizada no período de uma semana de forma integral (segunda à sexta-feira) e ocorrerão em formato presencial, de acordo com a definição da coordenação do programa de treinamento, de forma integral.

A Oficina 3 é o momento da preparação e apresentação final dos trabalhos de conclusão de curso e cerimônia de encerramento, de forma presencial. Os participantes que completarem o treinamento receberão um certificado de conclusão, assinado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e por representantes do DEMSP, do Ministério da Saúde.

Durante os intervalos entre as oficinas, os profissionais em treinamento deverão atuar nos seus postos de trabalho, onde irão desenvolver seus trabalhos de campo para praticar, implementar e consolidar o que aprenderam nos módulos presenciais.

O programa é promovido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da CIEVS-CG (Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina
Saúde
Capital realiza plantão de vacinação neste fim de semana
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Saúde
Governo atende ordem judicial e divulga quadro de servidores do HRMS
Mosquito conhecido como "maruim" ou "mosquito-pólvora"
Saúde
Brasil confirma primeiras mortes por febre oropouche no mundo
Saúde e Bem-Estar: Osteopata explicará método SIB
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Osteopata explicará método SIB
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19 em MS: após mais de um mês sem mortes, MS registra duas novas vítimas
Divulgação/ HRMS
Saúde
Hospital Regional terá 'Dia D' para cadastro de doadores de medula óssea
Pronto Atendimento Infantil está no Centro Regional de Saúde, localizado no Bairro Tiradentes
Saúde
Pronto Atendimento Infantil no Tiradentes tem atendido 100 crianças por dia
Ministério da Saúde
Saúde
Ministério da Saúde retoma obras em Mato Grosso do Sul
Ilustrativa
Cidade
Prefeitura de Campo Grande oferece R$ 250 mil para programa de castração de animais
O participante deve, obrigatoriamente, portar jaleco
Saúde
Prova do 'Revalida' para médicos ocorre neste fim de semana

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name