Menu
Menu
Busca sexta, 26 de julho de 2024
TJMS Jul24
Saúde

HU deixará de atender emergências

Mudança muda desenho da saúde da Capital

14 dezembro 2022 - 16h50Da Redação

Com a iniciativa de modificar o funcionamento do Pronto Atendimento Médico Adulto e Pediátrico, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) esteve em reunião, nesta quarta-feira (14), com o Conselho Estadual de Saúde para discutir sobre a decisão. Usuários do SUS pedem por intervenção, por parte da prefeitura, para que os serviços não deixem de ser prestados a população.

De acordo com o HU ao JD1, o hospital tem como objetivo futuro fornecer condições adequadas de ensino. "Considerando a vocação do Humap-UFMS em ser hospital de ensino para formação de profissionais e especialistas nas mais diversas áreas que irão atender as demandas da Rede de Atenção à Saúde, precisamos fornecer condições adequadas de ensino. E é por conta disso, que a estrutura do Pronto Atendimento Médico Adulto e Pediátrico atualmente existente será reconfigurada", afirmaram.

Conforme divulgado, será organizada uma sala de admissão para pacientes críticos provenientes da Rede de Atenção à Saúde, de forma que, na chegada do paciente, ele seja acolhido nesse espaço, avaliado por uma equipe assistencial e, posteriormente, encaminhado para o leito de internação já reservado.

"Entendemos que, para viabilizar esse novo fluxo de atendimento, será necessário abrir mão da habilitação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) no seu componente Porta de Entrada Hospitalar de Urgência – Tipo II, com todas as suas implicações financeiras", informou.

O Humap-UFMS/Ebserh ainda garante que continuará oferecendo 212 leitos de internação para a Rede de Atenção à Saúde, conforme contrato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), e pacientes em situação de urgência e emergência continuarão sendo encaminhados através da Central de Regulação, mas dentro da capacidade instalada de leitos do Hospital. Desta forma, o hospital passará a não atender mais pacientes encaminhados em “vaga zero”.

"Continuaremos com o atendimento da Unidade de AVC Agudo com cinco leitos já existentes, portas abertas para a Maternidade e Linha de Dor Torácica. Outrossim, com essa nova configuração, o Humap-UFMS poderá otimizar a realização de cirurgias eletivas, inclusive as demandas judiciais, além de procedimentos de alta complexidade, muito importantes para a Rede nesse momento e para a formação dos nossos alunos e residentes. Nesta reconfiguração, vamos manter o recebimento de pacientes de urgência e emergência e assegurar a qualidade da assistência prestada à população e à formação de novos profissionais", explicou. 

A unidade ainda salientou ser um Hospital-Escola da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sendo o principal formador de médicos generalistas e especialistas do Estado. Atualmente o Humap conta com 25 programas de residência médica em áreas clínicas e cirúrgicas, 2 programas de residência uniprofissional em saúde e 1 programa de residência multiprofissional, com 206 residentes em formação.

 

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina
Saúde
Capital realiza plantão de vacinação neste fim de semana
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
Saúde
Governo atende ordem judicial e divulga quadro de servidores do HRMS
Mosquito conhecido como "maruim" ou "mosquito-pólvora"
Saúde
Brasil confirma primeiras mortes por febre oropouche no mundo
Saúde e Bem-Estar: Osteopata explicará método SIB
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Osteopata explicará método SIB
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19 em MS: após mais de um mês sem mortes, MS registra duas novas vítimas
Divulgação/ HRMS
Saúde
Hospital Regional terá 'Dia D' para cadastro de doadores de medula óssea
Pronto Atendimento Infantil está no Centro Regional de Saúde, localizado no Bairro Tiradentes
Saúde
Pronto Atendimento Infantil no Tiradentes tem atendido 100 crianças por dia
Ministério da Saúde
Saúde
Ministério da Saúde retoma obras em Mato Grosso do Sul
Ilustrativa
Cidade
Prefeitura de Campo Grande oferece R$ 250 mil para programa de castração de animais
O participante deve, obrigatoriamente, portar jaleco
Saúde
Prova do 'Revalida' para médicos ocorre neste fim de semana

Mais Lidas

Happy Land, Mundo Encantado da Disney, em Brasília
Comportamento
Um pedaço da Disney em Campo Grande? Parque e personagens chegam em agosto
Centro de Campo Grande
Cidade
Campo Grande lidera ranking de capital mais competitiva em Capital Humano do Centro-Oeste
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Educação
Escola Sesi oferta 104 vagas de gratuidade integral na educação básica
Desembargador aposentado Paulo Alfeu Puccinelli, foi Vice-Presidente do TJMS no biênio 2009-2011 -
Justiça
MP pede nova perícia financeira em ação contra desembargador que 'favoreceu' Jamil Name