Menu
Busca segunda, 19 de agosto de 2019
(67) 99647-9098
Saúde

Jardim recebe a "Carreta da Saúde" nesta quarta-feira

“Projeto Roda Hans” oferecerá a população de forma gratuita exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase

18 fevereiro 2019 - 15h57Marcos Tenório, com informações da assessoria

Jardim receberá na quarta-feira (20), a carreta do “Projeto Roda Hans”, que oferecerá a população de forma gratuita durante dois dias, exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase. Hoje (18), servidores da Secretaria de Saúde de Jardim e cidades da microrregião (Bonito, Bela Vista, Guia Lopes e Caracol) participaram de uma oficina de capacitação, para atuarem nos atendimentos durante a passagem da carreta por esses municípios.

A capacitação aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro e foi ministrada por Rossilene Cruz, médica especialista em dermatologia e doutora em doenças tropicais e infecciosas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcelly Trindade Freitas, a mobilização é comandada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida no Mato Grosso do Sul pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. “A ação tem como objetivo mobilizar a população para ir até a carreta, onde são disponibilizados os procedimentos de prevenção à detecção a hanseníase”, explica.

A Carreta da Saúde

A "Rodo Hans" estará em Jardim dias 20 e 21 de fevereiro , no Posto Central Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, 430 – Vila Angélica.

Os atendimentos serão realizados nos seguintes horários: 8h às 11h e das 13h às 16h. Quem procurar o atendimento na carreta deverá apresentar o RG e o cartão SUS. Para mais informações, procure o agente de saúde do seu bairro.

Doença

Além dos exames, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase. A doença é crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e silenciosa.

Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não realizaram tratamento. A doença não tem cura. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde.

Prefeitura - Niver CG

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
João Gordo recebe alta do hospital após 10 dias internado
Saúde
Após tocar em médico infectado com sarampo, pessoas são vacinadas em MS
Saúde
Palestra sobre células-troncos e dentes de leite ocorrerá na ABO-MS
Saúde
UPAs Universitário e Coronel Antonino atendem com oito pediatras nesta manhã
Saúde
Novas ambulâncias serão entregues nesta sexta em Campo Grande
Saúde
Dez pediatras e 41 clínicos atendem nesta manhã na capital
Saúde
CCZ alerta para aumento de acidentes com escorpiões na capital
Saúde
Projeto de prevenção ao uso de drogas por gestantes ganha reforço de R$ 6 mi
Saúde
Marquinhos entrega reforma de unidade de saúde no Seminário
Saúde
Nove pediatras atendem em duas UPAs nesta manhã

Mais Lidas

Polícia
Vídeo - Motociclista bate em ônibus e morre no local
Internacional
Homem bomba mata 63 pessoas em festa de casamento
Polícia
Polícia encontra ponto de venda de drogas em falsa empresa de reciclagem
Geral
Remédio para cólica menstrual tem efeito para tratar esquistossomose