Menu
Busca quarta, 22 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Saúde

Jardim recebe a "Carreta da Saúde" nesta quarta-feira

“Projeto Roda Hans” oferecerá a população de forma gratuita exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase

18 fevereiro 2019 - 15h57Marcos Tenório, com informações da assessoria

Jardim receberá na quarta-feira (20), a carreta do “Projeto Roda Hans”, que oferecerá a população de forma gratuita durante dois dias, exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase. Hoje (18), servidores da Secretaria de Saúde de Jardim e cidades da microrregião (Bonito, Bela Vista, Guia Lopes e Caracol) participaram de uma oficina de capacitação, para atuarem nos atendimentos durante a passagem da carreta por esses municípios.

A capacitação aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro e foi ministrada por Rossilene Cruz, médica especialista em dermatologia e doutora em doenças tropicais e infecciosas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcelly Trindade Freitas, a mobilização é comandada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida no Mato Grosso do Sul pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. “A ação tem como objetivo mobilizar a população para ir até a carreta, onde são disponibilizados os procedimentos de prevenção à detecção a hanseníase”, explica.

A Carreta da Saúde

A "Rodo Hans" estará em Jardim dias 20 e 21 de fevereiro , no Posto Central Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, 430 – Vila Angélica.

Os atendimentos serão realizados nos seguintes horários: 8h às 11h e das 13h às 16h. Quem procurar o atendimento na carreta deverá apresentar o RG e o cartão SUS. Para mais informações, procure o agente de saúde do seu bairro.

Doença

Além dos exames, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase. A doença é crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e silenciosa.

Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não realizaram tratamento. A doença não tem cura. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde.

Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Terceira dose nesta quinta-feira é destinada a pessoas com 60 anos ou mais
Saúde
Brasileiros são os que mais valorizam a vacinação contra covid-19, aponta estudo
Saúde
Exames laboratoriais podem ser feitos de forma gratuita em ação da Rede Solidária
Saúde
Teste molecular para detectar hanseníase é desenvolvido pela Fiocruz
Saúde
Covid: Média móvel de óbitos segue em queda
Saúde
Veja a escala de plantão médico nas UPAs nesta quarta-feira
Saúde
Anvisa manda recolher lotes interditados de CoronaVac
Saúde
Terceira dose nesta quarta-feira é destinada a pessoas com 61 anos ou mais
Geral
Idoso morre de Covid sem saber que participou de estudo sobre cloroquina
Saúde
Anvisa conclui que morte de adolescente não tem relação com vacina contra a Covid

Mais Lidas

Polícia
Delegada de polícia negra é impedida de entrar em loja da Zara
Polícia
Vizinhos sentem mau cheiro e encontram idoso morto dentro de casa
Geral
Ciclista é atropelada por caminhão e arrastada por cinco metros na Enersto Geisel
Entrevista
Ex-governador André Puccinelli fala ao JD1