Menu
Busca segunda, 18 de março de 2019
(67) 99647-9098
Saúde

Jardim recebe a "Carreta da Saúde" nesta quarta-feira

“Projeto Roda Hans” oferecerá a população de forma gratuita exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase

18 fevereiro 2019 - 15h57Marcos Tenório, com informações da assessoria

Jardim receberá na quarta-feira (20), a carreta do “Projeto Roda Hans”, que oferecerá a população de forma gratuita durante dois dias, exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase. Hoje (18), servidores da Secretaria de Saúde de Jardim e cidades da microrregião (Bonito, Bela Vista, Guia Lopes e Caracol) participaram de uma oficina de capacitação, para atuarem nos atendimentos durante a passagem da carreta por esses municípios.

A capacitação aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro e foi ministrada por Rossilene Cruz, médica especialista em dermatologia e doutora em doenças tropicais e infecciosas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marcelly Trindade Freitas, a mobilização é comandada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida no Mato Grosso do Sul pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. “A ação tem como objetivo mobilizar a população para ir até a carreta, onde são disponibilizados os procedimentos de prevenção à detecção a hanseníase”, explica.

A Carreta da Saúde

A "Rodo Hans" estará em Jardim dias 20 e 21 de fevereiro , no Posto Central Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, 430 – Vila Angélica.

Os atendimentos serão realizados nos seguintes horários: 8h às 11h e das 13h às 16h. Quem procurar o atendimento na carreta deverá apresentar o RG e o cartão SUS. Para mais informações, procure o agente de saúde do seu bairro.

Doença

Além dos exames, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da hanseníase. A doença é crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e silenciosa.

Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

A transmissão da hanseníase se dá pelo contato com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não realizaram tratamento. A doença não tem cura. O tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Nesta segunda-feira, duas UPAs têm atendimento completo durante o dia
Saúde
Pacientes com Down merecem atenção especial no dentista
Saúde
Hospital Regional produz um milhão de refeições por ano
Saúde
Prefeito destaca que 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos em UBS
Saúde
Prefeitura aumenta plantões para reforçar atendimento na saúde
Saúde
Nesta sexta-feira, apenas uma UPA tem atendimento completo na capital
Saúde
Hemosul declara estado de emergência para sangue "O" negativo
Saúde
Combate a dengue: 350 imóveis fechados serão vistoriados no centro de Campo Grande
Saúde
Durante o dia, duas UPAs atendem com clínicos e pediatras
Saúde
Casos de dengue crescem e Sesau alerta a população para redobrar os cuidados

Mais Lidas

Polícia
Homem mata ex-esposa com golpes de machadinha
Polícia
Mulher é esfaqueada nas costas por usuário de drogas
Cidade
Ato contra o STF será às 17 horas na Afonso Pena
Geral
Netflix vai remover imagens de acidente real de Bird Box