Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Saúde

Mandetta nega fim da Sesai e municipalização da saúde indígena

O ministro esteve na Assembleia Legislativa de Campo Grande e falou sobre o assunto que causou protestos nessa semana

29 março 2019 - 15h42Rayani Santa Cruz
Saúde

Mandetta nega fim da Sesai e municipalização da saúde indígena

O ministro esteve na Assembleia Legislativa de Campo Grande e falou sobre o assunto que causou protestos nessa semana

29 março 2019 - 15h42Rayani Santa Cruz    atualizado em 29/03/2019 às 15h50

O ministro da saúde, Luis Henrique Mandetta, disse nesta sexta-feira (29), que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) não será extinta; mas, que estudos e planos para melhorar o atendimento aos indígenas e diminuir a corrupção e fraudes devem acontecer nos próximos meses. A questão da saúde indígena e municipalização foi tratada essa semana pelo Ministério da Saúde onde houve discussão sobre uma possível medida provisória do governo federal que poderia modificar a política indigenista brasileira.

O ministro que esteve na Assembleia Legislativa de Campo Grande para participar do Encontro Público-Privado de Doença Renal Crônica, explicou que o Ministério da Saúde está criando uma Secretaria Nacional de Atenção Básica que vai trabalhar com distritos sanitários para toda a população, e a ideia era “somar” integrando a Sesai- deixando-a como uma Secretaria de Atenção Primária e Indígena- igualitária a de toda a população. “Hoje no Brasil, nós temos 750 mil índios aproximadamente, e explicando a grosso modo seria mais fácil comprar remédios para toda a população junta do que estando separados. Ganharíamos agilidade com programas de saúde da mulher, do homem, da criança e do idoso”, disse Mandetta.

Contudo, ele deixou claro em entrevista ao JD1 Notícias que a vontade dos indígenas irá prevalecer. “Seria muito bom trabalhar juntos como brasileiros que somos dentro de uma unidade federativa, mas, as comunidades indígenas entendem que não; eles querem ter um sistema separado até mesmo por conta da história, cultura e perdas que eles tiveram, estão muito assustados, por isso vamos manter a Sesai a pedido deles”.

O fim da Sesai e a municipalização da saúde dos índios, foi ventilado nesta semana e comunidades de diversas etnias fizeram protestos por todo o país, inclusive hoje, centenas índios terenas interditaram as rodovias MS-080 e BR-262 em Mato Grosso do Sul, protestando contra a possível medida provisória.

Reunião com indígenas

O Ministério da Saúde fez reunião na quinta-feira (27) com representantes de etnias indígenas de diversas regiões do país, iniciando negociações visando a definição de um novo modelo de assistência de saúde para essas populações. 

A reunião na CAS foi acompanhada por lideranças de diversas etnias, que demonstraram preocupação, com a tal medida provisória. No encontro,  Mandetta negou que essa seja a intenção da pasta, e que dialogará com as lideranças indígenas e autoridades de saúde estaduais e municipais, na busca de um modelo mais eficiente para as populações. O Ministério Público Federal, informou, também participará das negociações.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Saúde
População sofre com longa espera por exame cardíaco, e investigação é aberta na Capital
Linha de esmaltes retiradas de circulação
Saúde
Anvisa recolhe esmaltes em gel com substância proibida
Azeites foram retirados de circulação
Saúde
Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem
Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul - Foto: Vitor Ilis
Saúde
Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande
Hemodiálise recebem novos repasses
Saúde
Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Saúde
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar
Saúde
JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos
As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS
Saúde
SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
Saúde
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Saúde
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS