Menu
Menu
Busca sexta, 23 de maio de 2025
Saúde

MS suspende queima controlada; técnica é usada para prevenir incêndios

A medida emergencial leva em consideração a estiagem, a baixa umidade e o aumento dos focos de incêndio no Pantanal

11 junho 2024 - 15h39Brenda Leitte

O governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta terça-feira (11), uma portaria que suspende a prática de queima controlada em todo o Estado. A medida emergencial leva em consideração a estiagem, a baixa umidade e o aumento dos focos de incêndio no Pantanal, que aumentaram em 1000% neste ano.

Em Mato Grosso do Sul (onde está 60% do Pantanal no Brasil) foram registrados 698 focos, entre janeiro e junho de 2024. No ano passado, foram 62 no mesmo período. Em Mato Grosso foram 495 focos de incêndio em 2024, contra 44 em 2023. Somando os números dos dois estados, foram 1299 focos.

O que é: a queima controlada é uma técnica de manejo do fogo utilizada para queimar apenas a superfície da vegetação e evitar grandes incêndios durante as temporadas das chamas ou de seca. O objetivo central da ação é criar uma faixa de segurança que impeça que o fogo avance se uma queimada acidental ou criminosa ocorrer.

Como funciona: a queima controlada é utilizada para antecipar o fogo e manter um ambiente seguro para o controle das chamas. A ação sempre deve ser feita com acompanhamento rigoroso de especialista, que com os equipamentos de combate observam e atuam com atenção contra as chamas.

Diferenças: a queima controlada é quando produtores rurais ou entidades solicitam autorização do governo para realizarem a ação de manejo do fogo. Já a queima prescrita é quando órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou o Centro Nacional de PrevFogo (Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), solicitam a medida.

Este segundo tipo de manejo de fogo segue liberado em Mato Grosso do Sul.

Na prática: a emissão de novas licenças para queimas controladas já havia sido suspensa no início de abril deste ano, quando o governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência climática no estado. Porém, autorizações antecedentes a esta publicação ainda tinham prazo de validade vigente. Agora, todas as queimas controladas já autorizadas estão suspensas pelo prazo de 180 dias.

Fogo, umidade baixa e seca: a portaria foi publicada levando em consideração os seguintes atenuantes:

Os graves riscos ambientais referentes à perda de controle do fogo em decorrência das condições climáticas extremas vinculadas à combinação de fatores indicativos da combinação de temperaturas acima de 30 ºC, ventos acima de 30 km/h de velocidade e umidade relativa do ar abaixo de 30%;

Suspensão ou cancelamento de licenças, ou autorizações ambientais em razão da superveniência de graves riscos ambientais e à saúde;

Considerando a nota técnica emitida pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado de Mato), que analisou as tendências meteorológicas e focos de calor para o trimestre junho, julho e agosto de 2024, indicando a necessidade de suspensão das atividades com uso do fogo para prevenir eventuais queimadas.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Saúde
Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Hospital São Julião
Saúde
São Julião recebe os primeiros pacientes em leitos abertos pelo governo de MS
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Saúde
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Pacientes entre 16 e 18 anos passam a seguir os mesmos critérios dos adultos
Saúde
Cirurgia bariátrica é ampliada para adolescentes a partir de 14 anos
 Brasil e Angola assinam Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde
Saúde
Programa leva aprendizes angolanos ao Hospital Universitário em Dourados
Hamilton Carli -
Geral
Morre desembargador aposentado Hamilton Carli em Campo Grande
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Mato Grosso do Sul já registrou mais de 4 mil casos confirmados de dengue em 2025
A sala entra em operação a partir de junho
Saúde
Ponta Porã terá a primeira sala situação binacional do país
Hipertensão aumenta em idosos
Saúde
Hipertensão atinge 30% dos adultos no Brasil
Castramóvel chega em shopping da Capital com castração e vacina contra a raiva
Saúde
Castramóvel chega em shopping da Capital com castração e vacina contra a raiva

Mais Lidas

Marcos Venícius Moreira Molina foi preso logo após ser condenado -
Justiça
Por homicídio brutal, "Marquinho" é condenado a 13 anos de prisão em Campo Grande
'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente na BR-262
Polícia
'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente na BR-262
"Elas cresceram!", Marmanjos aproveitam versões 'adultas' dos 'bebês reborn'; confira
Geral
"Elas cresceram!", Marmanjos aproveitam versões 'adultas' dos 'bebês reborn'; confira
Ortopedista é preso por assediar paciente durante consulta em Campo Grande
Polícia
Ortopedista é preso por assediar paciente durante consulta em Campo Grande