A Santa Casa de Campo Grande iniciou o ano realizando três transplantes de córneas na última quarta-feira (2). Os pacientes de 23, 36 e 58 anos esperavam pelo transplante há anos e, com o aumento no número de doações de córneas nos últimos meses, foi possível pôr fim aos sofrimentos dos mesmos.
A paciente de 23 anos já havia sido transplantada de um olho há 10 anos e há cinco anos esperava consulta para indicação do transplante no olho contralateral. O paciente de 36 anos sofria com a doença ceratocone bilateral há um ano. Já a paciente de 58 anos com história de herpes ocular desde a infância, há dois anos apresentou cicatriz corneana importante com baixa de acuidade visual, realizando seu transplante no último dia 2.
Nos últimos 11 dias foram nove transplantes com as mais variadas indicações: trauma ocular, ceratocone, doença degenerativa da córnea, cicatriz pós infecção entre outras. “Atribuímos esse aumento no número de doações de córneas devido uma parceria reafirmada entre Banco de Olhos da Santa Casa, Central Estadual de transplante e Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS)”, disse a coordenadora médica do Banco de Olhos, Dra. Cristiane Bernardes.
O ano de 2018 encerrou com 22 transplantes de córneas realizados e 231 córneas disponibilizadas para transplantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Humap-UFMS realiza mutirão de cirurgias de coloproctologia no Feriado

Mortes maternas por hipertensão persistem no país

Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans

Governo pode criar um complexo industrial de saúde no país

MS tem três municípios na lista de reforço das ações de combate à dengue

Brasil teve mais de 1 milhão de casos prováveis de Dengue em 2025

Fazendo fronteira com Brasil, Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

Hospital Universitário terá mutirão de cirurgias de coloproctologia

Dengue já matou 9 pessoas em MS nos quatro primeiros meses de 2025
