O editor do The Journal of the American Medical Association (JAMA) e colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS), Lawrence Gostin, afirmou nesta quarta-feira (23), em seu perfil oficial do Twitter, que a entidade irá mudar em pouco tempo o nome da varíola dos macacos para MPOX.
Uma das principais motivações para a mudança do nome seriam os estereótipos racistas da doença, que além de incomodar a comunidade cientifica, trouxeram estigmas à certas populações, impediram a resposta e diminuíram a cooperação.
“Os estereótipos racistas da varíola símia não eram apenas estigmatizantes, mas também impediam a resposta e diminuíam a cooperação”, disse Gostin em sua postagem.
WHO to announce MPOX as new terminology. Look past due. The racist stereotypes of monkeypox was not just stigmatizing but also impeded the response & dampened cooperation. Civil society & USG have been pushing for the name change.
— Lawrence Gostin (@LawrenceGostin) November 23, 2022
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro