Nesta quarta-feira (7), técnicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, estarão em Campo Grande para uma visita técnica com o objetivo de conhecer a estrutura da Rede de Atenção Básica. A visita que acontece até quinta-feira (8), está sendo duas semanas depois da Capital ser escolhida como novo membro integrante do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde Forte (APS Forte) da OPAS.
Nesta quarta-feira, a equipe participará de um encontro com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) e a tarde, por volta de 13h30, visita a primeira Clínica da Família implantada no Município, no Bairro Nova Lima. Amanhã o grupo se reúne durante a manhã com o prefeito Marquinhos Trad.
Nos dois dias de visita técnica, o grupo condutor do laboratório de inovação conhecerá as medidas que estão sendo adotadas pelo Município para a expansão da atenção primária à saúde, além de aprofundar as iniciativas de valorização das equipes de saúde através da gestão do trabalho e da educação na saúde.
Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a escola de Campo Grande como integrante do laboratório da OPAS e a visita dos técnicos da organização é extremamente significativa e representa uma conquista para a saúde pública do Município, uma vez que a o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui tem ganhado cada vez mais notoriedade e está sendo reconhecido.
“Esse é o reflexo do trabalho de reestruturação que estamos fazendo na saúde pública do nosso município. Invertendo o modelo que estava focado somente na urgência, assim garantindo um atendimento de melhor qualidade na Atenção Básica. Dando mais resolutividade e assegurando a assistência ao paciente. Além disso, a participação no laboratório de inovação irá qualificar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui como uma experiência que poderá estar na agenda nacional de qualidade para o SUS”, pontuou.
Atualmente, a cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Campo Grande é de 60%, o que representa um avanço significativo. Em janeiro de 2017, a cidade registrava cerca de 35% de cobertura populacional.
OPAS
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é uma organização internacional especializada em saúde. Criada em 1902, é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo. A Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado

MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal

Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia

MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025

Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS

Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

TJ decide manter lei que promove reenquadramento de servidores da saúde
