Nesta segunda-feira (29), às 8h30, estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande irão orientar e conscientizar as usuárias, funcionárias e mães de pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) sobre a detecção precoce e a prevenção do câncerde mama e do colo do útero. A ação faz parte da programação de Outubro Rosa promovida pelos cursos de saúde da instituição.
Do curso de Fisioterapia o público feminino receberá informações sobre os efeitos e sintomas que os dois tipos de câncer causam no organismo, quais são os principais exames para diagnóstico do problema, além de como a atividade física e bons hábitos ajudam na prevenção. Utilizando peças anatômicas, os acadêmicos de Enfermagem demonstrarão como realizar o autoexame da mama e como identificar as principais alterações que podem surgir com as doenças.
"Como profissionais da saúde, nosso intuito é contribuir com a campanha mundial que busca a conscientização das mulheres sobre o câncer, já que o diagnóstico precoce é determinante no tratamento e no potencial de cura. Mas ao mesmo tempo em que levamos informação para a comunidade também proporcionamos mais experiência aos alunos e estimulamos sua atuação social", explicou um dos professores João Nogueira.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que sejam identificados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, uma média de 56 casos a cada 100 mil mulheres até 2019. A previsão para o câncer do colo do útero é de 16.370 novos casos, segundo a organização.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


A ação faz parte da programação de Outubro Rosa promovida pelos cursos de saúde da instituição (Divulgação)



