A partir desta terça-feira (26), todos os pacientes que forem classificados como faixa classificatória “azul” em Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Centros Regionais de Saúde (CRS’s) de Campo Grande, devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), mais próximas do domicílio. A informação foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande nesta manhã.
Conforme a resolução da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) a triagem de pacientes é feita pela tabela de cores que significam: vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte. A cor amarelo é para casos muito urgentes, graves, com risco de evoluir para morte e que exige atendimento urgente, com espera de até 20 minutos.
Já a cor verde é pouco urgente, para atendimento preferencial nas unidades de atenção básica. Assim como, a cor azul que na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Por isso, nessa classificação o atendimento pode ocorrer com até 120 minutos na verde, podendo ser um tempo maior quando classificado em azul.
O objetivo da resolução da Sesau é viabilizar o atendimento em casos originados da atenção básica. Segundo a Secretaria, as UBS’s da capital atendem em horário estendido e possuem mais profissionais de atendimento.
A medida prevê que haja o informe e encaminhamento do paciente no sistema de saúde via internet ou via telefone. Caso a UBS esteja fechada o paciente será atendido na UPA mais próxima de seu domicílio ou região.
A resolução pode ser vista na página 3 do Diogrande clicando aqui.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


UPA Coronel Antonino (Divulgação)



