Menu
Menu
Busca segunda, 23 de junho de 2025
Saúde

PACK : Campo Grande será pioneira na expansão do programa internacional de saúde

Desde essa quinta-feira (15), comissão dos EUA e da Fiocruz está visitando a Capital

16 junho 2023 - 18h30Brenda Leitte, com Assessoria

Campo Grande foi escolhida como a primeira cidade do país a dar início ao processo de expansão do programa PACK (Practical Approach to Care Kit – Abordagem Prática para kit de cuidado). Desenvolvido há 24 anos pela Unidade de Translação do Conhecimento da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o PACK é uma ferramenta que estabelece ações estratégicas para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, proporcionando assim uma melhoria na qualidade da assistência prestada à população.

Desde essa quinta-feira (15), uma comissão formada por representantes da Universidade da Cidade do Cabo, Centros de Controle e Prevenção de Doenças -CDC (EUA), e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), envolvidos no processo de implementação do programa em capitais brasileiras, está na Capital conhecendo os processos de trabalho e a estrutura de atendimento.

Na manhã de hoje (16), a comissão foi recebida pela prefeita Adriane Lopes, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), uma das unidades visitadas pelo grupo. Na oportunidade, ela destacou que a parceria na implementação do programa PACK é de fundamental importância para fortalecer os serviços de saúde do município.

“Ao unir esforços entre instituições acadêmicas e órgãos de saúde, podemos oferecer uma abordagem prática e eficaz no cuidado aos pacientes. Desta forma, através desta troca de experiência e soma de esforços, poderemos avançar ainda mais e dar uma saúde de melhor qualidade para a população campo-grandense”, destacou Adriane.

O programa PACK é uma ferramenta reconhecida internacionalmente, desenvolvida com base em evidências científicas robustas, que auxilia os profissionais de saúde na avaliação e manejo dos pacientes na Atenção Primária. O PACK já foi implantado em vários países. No Brasil, a tecnologia já vinha sendo implementada pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, em Santa Catarina, como parte de um acordo de cooperação de longa data com a Universidade da Cidade do Cabo.

Além de Campo Grande, as cidades de Fortaleza  (CE) e Porto Alegre (RS) também deve receber o programa. Juntamente com Curitiba (PR), estas capitais  foram contempladas pelo projeto A Hora é Agora, que tem o objetivo de ampliar o acesso a diagnóstico, prevenção e tratamento imediato a grupos sociais vulnerabilizados que vivem com HIV e AIDS.

A implementação do programa na Atenção Primária à Saúde nos municípios do Brasil envolve duas etapas. A primeira consiste no desenvolvimento do Guia PACK de treinamento dos profissionais de saúde, que será adaptado conforme a realidade e necessidades locais. Já a segunda fase abrange o treinamento dos líderes locais que vão capacitar as equipes de trabalhadoras e trabalhadores de Saúde. “Já começamos a desenvolver o guia e selecionamos os líderes locais. Após a realização do workshop, vamos promover, em julho, uma oficina para o treinamento desses profissionais”, adianta Marly.

Segundo ela, a transferência de tecnologia do PACK para as cidades brasileiras será feita com base nos quatro pilares que sustentam o programa: o Guia PACK; o programa de treinamento para profissionais de saúde; as medidas de fortalecimento do sistema de saúde; e as ferramentas de monitoramento, avaliação e pesquisa.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
Saúde
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Saúde
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Saúde
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Unidades terão atendimento noturno
Saúde
Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta
Divulgação/MS
Saúde
Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Saúde
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Vacina segue sendo melhor 'remédio' contra a gripe
Saúde
MS segue com alta incidência de hospitalizações por síndrome respiratória, aponta Fiocruz
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha durante feriado de Santo Antônio
Reprodução
Saúde
Gripe: Capital tem plantão de vacinação em três pontos neste fim de semana; confira

Mais Lidas

Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Movimentação policial no local da ocorrência
Polícia
Auxiliar de marceneiro é alvo de 11 tiros em tentativa de execução no Jd. Aeroporto
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim