Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Saúde

Rio de Janeiro tem segundo caso confirmado do novo coronavírus

O Brasil tem agora o total de 14 casos confirmados do vírus no país

07 março 2020 - 13h42Marya Eduarda Lobo, com informações da Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso do novo coronavírus no estado e o primeiro na cidade do Rio. Trata-se de uma mulher de 52 anos, que apresentou sintomas de quadro viral desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

Segundo a Secretaria, a paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar. Quando voltou de viagem, no mesmo dia, ela deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela Secretaria em parceria com a Vigilância municipal.

A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada no mesmo dia em que deu entrada na unidade particular. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus. Na sexta-feira (6), o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.

Em nota, Edmar Santos, o secretário de Estado de Saúde, destacou que não houve transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. “Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, diz.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa sexta, o Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus no país. Ainda não constava o segundo caso do Rio de Janeiro. Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro orienta a população a tomar algumas medidas de prevenção como proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir, evitar ambientes com muita aglomeração, e, utilizar álcool em gel nas mãos.

Em caso de suspeita, se a pessoa estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus, a orientação é cobrir o rosto com máscara cirúrgica, ir à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, seguir as orientações dos profissionais de saúde, e seguir as medidas de prevenção.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado
Saúde
Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado
Combate a dengue em Campo Grande
Saúde
MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil
A vacina é fundamental para garantir a proteção dos bebês
Saúde
Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
HRMS
Saúde
Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS
Bets são virais no Brasil
Saúde
SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets
Suplementos foram suspensos
Saúde
Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes procurem uma das unidades referenciadas a partir das 13h
Saúde
Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital
A distribuição aos 79 municípios começa nesta quinta-feira (4)
Saúde
Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital
Vacinação
Saúde
MS receberá mais de 10 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica