A Secretaria Municipal de Saúde, através do serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realiza ações de testagem na praça Ary Coelho neste e no próximo fim de semana do mês de julho, em razão do mês que celebra a luta contra hepatites virais.
Na testegem é feito o diagnóstico de doenças que normalmente são transmissíveis através de relações sexuais. Ao todo são ofertados testes rápidos suficientes para atender a 150 pessoas por dia, o que resulta em 600 testes, pois cada paciente que comparece para fazer a coleta é testado para, além das hepatites, o vírus HIV e a bactéria da Sífilis. Na ação, os testes começam a ser ofertados a partir das 8h.
“No último final de semana foram 440 testes realizados, deste total, três pacientes tiveram o diagnóstico de HIV, dois de Hepatite C e sete de sífilis”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.
Ainda de acordo com ela, a capacidade de testagem da equipe na ação é bem maior e os resultados dos exames são entregues em cerca de vinte minutos. “A pessoa que tiver o diagnóstico no local é orientada sobre quais as medidas devem ser tomadas e a iniciar o tratamento ofertado em uma unidade de saúde”, conclui.
Em geral, para realizar a testagem para Hepatite C, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter 40 anos ou mais, porém, durante o mês de julho, o exame será disponibilizado para toda a população.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado
