Diante do aumento de casos de síndromes respiratórias em Campo Grande, foi criada a modalidade de teleatendimento, onde pacientes com sintomas respiratórios, como é caso da Covid-19, podem receber orientação médica por meio do telefone.
Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.
Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de Teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados) de 7h às 19h.
O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Histórico
Campo Grande foi uma das primeiras cidades do País a implementar esse tipo de serviço, em março de 2020, utilizando a estrutura tecnológica, ferramentas e protocolos próprios, elaborados à época em tempo recorde.
Além do atendimento a casos suspeitos, o serviço também está disponível para tirar dúvidas sobre o processo de imunização contra a Covid-19 e acompanhar e orientar pacientes confirmados ou suspeitos de Monkeypox, além de seus contatos próximos.
Além de prestar as orientações necessárias, os profissionais podem direcionar o paciente para uma unidade que realizar a coleta do material para exame, caso seja necessário
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar Erro