Menu
Busca sábado, 02 de dezembro de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Dez23
Saúde

Vacinação segue ativa na Capital com mais de 70 locais nesta segunda-feira

Todas as doses do calendário estão disponíveis para a população

17 outubro 2022 - 13h10Evelyn Thamaris

São mais de 70 locais em funcionamento nesta segunda-feira (17) em Campo Grande que contam com quantitativo de vacinas. Conforme a prefeitura, o serviço fica disponível durante todo o dia, abrangendo todas as vacinas do calendário, incluindo a poliomielite, influenza e Covid-19.

Ao total, são 73 unidades de saúde, contando com as da família e básicas, funcionando de segunda a sexta-feira no atendimento à população, que podem ser conferidas aqui. Aos sábados e feriados são abertas unidades de referência e realizadas ações extramuros e itinerantes em espaços de grande circulação de pessoas, como shoppings, por exemplo.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)  tem buscado mobilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a importância da vacinação, sobretudo contra a poliomielite  em razão do risco de reintrodução da doença diante do baixo índice de cobertura vacina .  As ações de vacinação nas escolas municipais infantis, as EMEIS, também têm sido intensificadas com o apoio das unidades de saúde.

Oficialmente, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite  foi encerrada no dia 30 de setembro. No entanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) expediu comunicado estabelecendo o prazo até o dia 31 de outubro para que os municípios possam fazer o registro das doses aplicadas.

Atualmente, a cobertura vacinal entre crianças de 1 a 4 anos  é de 28%. Ou seja, do público estimado em 57,4 mil crianças, apenas 16,3 mil foram vacinadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que 95%.

A vacina contra poliomielite protege crianças da doença que ficou popularmente conhecida como Paralisia Infantil, e há mais de trinta anos não há novos casos registrados no Brasil. Contudo, a decisão de uma nova campanha partiu do princípio de que o vírus ainda estar circulante em alguns países e haver casos novos em locais onde não se tinha mais registro da doença, como é o caso dos Estados Unidos, que confirmou o diagnóstico em um adulto não vacinado em julho. 

Em Campo Grande, no ano de 2022, foram notificados quatro casos suspeitos de paralisia flácida aguda. Sendo dois casos residentes em
Campo Grande e os demais dos municípios de Ponta Porã e Três Lagoas. Todos os casos foram analisados e descartados.

Proteção

A única forma de evitar a paralisia infantil é a vacinação de todas as crianças até os 4 anos. No Brasil são utilizadas duas vacinas: inativada poliomielite (VIP) e oral de poliomielite (VOP).

Consiste na administração de três doses de VIP, aos 2, 4 e 6 meses, com intervalo preconizado de 60 dias entre as doses, sendo o intervalo mínimo de 30 dias.

Devem ainda ser administradas duas doses de reforço com VOP, a primeira aos 15 meses e a segunda aos 4 anos e em todas as campanhas de vacinação realizadas antes da criança completar 5 anos.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Autoteste para diagnóstico de HIV é oferecido gratuitamente na Capital
Saúde
Prefeitura entrega obra de reforma e acessibilidade da USF Vila Nasser
Saúde
Estudo aponta que ter tido zika aumenta risco de quadro grave de dengue
Saúde
Cirurgia robótica na urologia é tema do Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Sete morrem e mais 995 são infectados pela covid em MS
Saúde
Mulheres passam a ter direito a acompanhante em atendimento de saúde
Saúde
Secretaria de Saúde realizará cirurgias de fenda labial e varizes
Saúde
Surto de pneumonia misteriosa na China não aponta para nova pandemia, diz OMS
Saúde
Prefeitura aumenta repasse para a Santa Casa e Cotolengo
Saúde
Ayache reforça parceria entre poderes em inauguração da Cassems em Dourados

Mais Lidas

Polícia
JD1TV AGORA: Ladrões armados roubam joalheria dentro do Shopping Norte Sul
Geral
É hoje, bebê! Gusttavo Lima faz live no Youtube às 19h
Justiça
Justiça mantém condenação a secretário municipal e professora por compra de votos em MS
Geral
Jota Abussafi permanece internado na Capital sem previsão de alta