Uma escola em Estocolmo ganhou destaque após impor um jogo online como matéria obrigatória para estudantes de 13 anos. É o Minecraft, game criado em 2009, visualmente muito semelhante ao Lego e no qual o personagem constrói qualquer coisa com materiais em formato de cubo extraídos da “natureza”. A escola defende que assim os alunos ganham noções sobre planejamento e desenvolvem melhor seu potencial criativo.
Sem missões ou objetivos, o Minecraft é um jogo não linear (“sandbox”) no qual o jogador deve extrair materiais do ambiente para construir edificações que o mantenham a salvo de monstros que circulam pelo cenário quando anoitece. O jogo rapidamente ganhou popularidade e até hoje, segundo o site, já foi comprado por quase 9 milhões de pessoas.
Os professores da escola sueca acreditam que o jogo pode ajudar os alunos a desenvolverem raciocínio lógico. “Eles aprendem sobre planejamento urbano, questões ambientais, a concluírem tarefas e até a se planejarem para o futuro”, disse ao jornal sueco The Local, Monica Ekman, professora da escola Viktor Rydberg. “Não é nada diferente [das disciplinas] de Artes e Artesanato”.
Cerca de 180 alunos estão envolvidos no projeto que nasceu de uma competição escolar nacional chamada “Escola do futuro”, na qual instituições de ensino são convidadas a apresentar propostas inovadoras.
Apesar da reprovação de alguns pais mais preocupados, a direção da escola afirma ter obtido sucesso na experiência e pretende dar continuidade. “É um modo divertido de aprender e é bom para os alunos que façam algo do tipo.”
Via Estadão
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Obesidade em MS avança e acende alerta para canetas irregulares

Iniciativas do TJMS em tecnologia e gestão são premiadas no Prêmio Inovação J.Ex

EUA e Reino Unido iniciam testes da primeira vacina contra câncer de pulmão em 2026

Caiu por aí? Instabilidade deixa usuários da Vivo na mão nesta quarta

Pix atinge marco de cinco anos com adesão de mais de 170 milhões de pessoas

Social Media cria 'utilidade pública' para você parar de ver sobre Virginia e Vini Jr. e viraliza







