Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Tecnologia

Senado apresenta proposta para regulamentação de inteligências artificiais

Entre as sugestões do texto está a limitação no uso de câmeras de reconhecimento facial

09 fevereiro 2023 - 15h23Pedro Molina

Com o crescimento exponencial do uso de inteligências artificiais (IAs), vem junto a preocupação do uso dessas ferramentas, como é caso do ChatGPT, capaz de criar textos complexos e páginas web simples em segundos, e programas capazes de criar artes “do zero”.

Em meio ao crescimento quase que desenfreado, uma comissão de 18 especialistas em direito, comandada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva, foi designada pelo Senado Federal para apresentar uma proposta de regulamentação das IAs no Brasil.

A comissão redigiu um extenso relatório, com 45 artigos de propostas de regulamentação de IAs no país. O documento conta com mais de 900 páginas, e foi redigido com colaboração de membros da academia, sociedade civil e empresas.

Entre as medidas propostas pela comissão, está a limitação do uso de câmeras de reconhecimento facial instaladas pelas secretarias de segurança pública, impedindo a identificação indiscriminada de pessoas que andam nas ruas.

Além disso, outra proposta apresentada é a proibição da implementação de sistemas de "ranqueamento social", como o utilizado pela China, ou visto na série “Black Mirror”, onde cada cidadão recebe uma espécie de pontuação baseada em seu comportamento nas redes sociais, o que pode influenciar em seu acesso à serviços públicos.

O texto também lista "níveis de risco" para o uso desses sistemas, e estabelece direitos e deveres para empresas e usuários, como o direito de se questionar judicialmente as decisões tomadas por IA.

A proposta também estabelece que empresas que utilizarem IAs de alto risco precisam adotar medidas de governança para registrar o funcionamento da inteligência e corrigir vieses, com sanções que vão desde advertência até multa de R$ 50 milhões por infração, além de suspensão parcial ou total do sistema.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrega dos novos equipamentos acontece no dia 20
Tecnologia
MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos
Nesta primeira etapa, serão abertas 5 mil vagas
Tecnologia
Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores
No Living Lab MS, startups e grandes empresas encontram oportunidades de conexão
Tecnologia
Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado
Sede da Anatel
Tecnologia
Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026
Imagem ilustrativa
Tecnologia
Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
Tecnologia
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
A apresentação foi feita na terça-feira (6)
Tecnologia
Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses
Imagem Ilustrativa
Tecnologia
WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira
Meta disse que nova função vem desativada por padrão nas contas
Tecnologia
Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado
Tecnologia
Não é seu celular! WhatsApp apresenta instabilidades neste sábado

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande