Desde julho deste ano, 10 produtores de ovinos de diversos municípios de Mato Grosso do Sul participam do programa Pró-Ovinos, da ATeG - Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Com seis meses de trabalhos focados em um diagnóstico, agora as atividades devem ser mais práticas e os proprietários já sentem algumas mudanças na produção.
Conforme o técnico de campo do programa, o médico veterinário, Custódio Júnior, o objetivo principal é aumentar a renda do produtor. “Para isso é preciso aproveitar de uma forma melhor e extrair o máximo de produção do rebanho e área que já existem, sem ampliar”, comentou.
No total são 360 hectares em ovinocultura. “Fizemos nesses seis primeiros meses de trabalho uma análise da propriedade e um resgate do último ano. Verificamos os ganhos e a ideia é utilizar a mesma área para aumentar esse faturamento. Eles tem uma taxa de 41% de desfrute, ou seja, para cada 100 animais, 41 são comercializados”.
Custódio explica que sem aumento de rebanho, já dá para elevar em 50% o aproveitamento do rebanho e a ideia chegar a 60% de taxa de desfrute, um percentual relevante considerando que a taxa nacional gira em torno de 10% e alguns mercados mundiais estão no mesmo patamar de Mato Grosso do Sul.
Ainda de acordo com Custódio, essas estatísticas mostram que os produtores do programa não estão totalmente desatualizados, mas a intenção é intensificar ainda mais os trabalhos.
Pró-ovinos
No programa os participantes recebem a visita de técnicos que realizam um diagnóstico e acompanham a atividade por dois anos. Para receber a assistência, os ovinocultores do estado devem procurar pelo Sindicato Rural do seu município.
Na turma atual, a demanda veio por meio da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos – Asmaco, que mobilizou os produtores dos municípios de Campo Grande, Ribas, Terenos, Sidrolândia, Figueirão, Bandeirantes, Aquidauana e Corumbá.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

O objetivo principal é aumentar a renda do produtor (Divulgação)


