O presidente Lula viaja nesta terça-feira (21) pela manhã para a Indonésia e, na sexta (24), segue para a Malásia, onde vai participar da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), mas fontes próximas acreditam que antes de embarcar o mandatário deve anunciar o substituto de Luís Roberto Barroso para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outra expectativa é que Lula faça a nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) para comandar a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pelos contatos com movimentos sociais.
Segundo o colunista Valdo Cruz, dois assessores diretos do presidente, informaram que a expectativa dentro do Palácio do Planalto é que os anúncios ocorram até, no máximo, a manhã desta terça.
Um interlocutor de Lula disse que o presidente deve tratar sobre a nomeação de Boulos com o atual ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macêdo, em despacho previsto para esta segunda-feira (20) no final da tarde.
Em relação ao substituto de Barroso, o anúncio era esperado para a última sexta-feira (17), mas acabou não acontecendo. Lula manifestou para sua equipe o desejo de fazer a mudança sem muita demora.
O favorito para o lugar de Barroso segue sendo o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.
Mas, ministros do Supremo Tribunal Federal ainda não descartam a escolha do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O senador mineiro também tem como padrinho o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)



