O ministro das Relações Exteriores, José Serra, declarou nesta sexta-feira que o governo brasileiro defende o respeito às instituições, depois que militares da Turquia afirmaram ter tomado o poder no país.
"O governo brasileiro insta todas as partes a se absterem do recurso à violência e recorda a necessidade de pleno respeito às instituições e à ordem constitucional", disse Serra, segundo comunicado divulgado pelo Itamaraty.
O ministro brasileiro da Cultura, Marcelo Calero, está na Turquia para a 40ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco e aguarda no hotel os desdobramentos da tentativa de golpe militar no país, informou a pasta em comunicado.
De acordo com o Ministério da Cultura, a comitiva brasileira "está bem" e "em constante contato com o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília", além de contar com apoio do Consulado Geral do Brasil em Istambul.
Até o momento não há a confirmação do cancelamento da reunião, segundo a pasta.
O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro acompanha com atenção a situação na Turquia e "recomenda aos cidadãos brasileiros residentes ou de passagem por aquele país que tomem as medidas necessárias para garantir sua segurança até que a situação se normalize".
Em comunicado, o Itamaraty acrescentou que a embaixada em Ancara e o consulado em Istambul estão atentos à situação dos brasileiros, inclusive aqueles que integram delegações oficiais em visita à Turquia.
Militares da Turquia disseram nesta sexta-feira que tomaram o poder, mas o governo eleito afirmou que a tentativa de golpe será controlada, em uma disputa em que foram ouvidas explosões e disparos contra o Parlamento em Ancara.
Deixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga








