Depois de percorrer dez microrregiões de saúde de Mato Grosso do Sul e atender milhares de pessoas com consultas, exames e cirurgias, a Caravana da Saúde do Governo do Estado chega a Campo Grande no próximo dia 14 de maio com estimativa de realizar 72,8 mil procedimentos médicos.
Nesta última etapa do programa terão acesso ao conjunto de serviços de saúde, educação, cidadania e lazer os moradores de 17 cidades: Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Rochedo, Corguinho, Maracaju, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Paraíso das Águas, Figueirão, Costa Rica e Chapadão do Sul.
Os atendimentos ficarão concentrados no complexo que será montado no Centro de Convenções Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, 5.017, Carandá Bosque. Lá, profissionais de saúde farão atendimentos aos pacientes previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde das 17 cidades.
A Caravana começa atender pacientes a partir do dia 10 de maio, fazendo consultas oftalmológicas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas, realizadas no Centro de Exposições Albano Franco. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.
Dias de Mobilização
Devido à grande demanda de atendimento da microrregião de saúde de Campo Grande, os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos fins de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso aos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.
Também nos dias de mobilização geral acontecem as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.
Estimativa de atendimento
Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.
O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).
Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.
Apesar de a maioria dos atendimentos serem feitos mediante agendamento prévio, alguns procedimentos como exames de pressão arterial, IMC e HIV, entre outros, são feitos por demanda espontânea.
A Caravana
Criado no início de 2015 pelo Governo do Estado, o programa Caravana da Saúde tem como meta levar à população sul-mato-grossense atendimento médico com rapidez e qualidade, eliminando filas de espera por exames, consultas e cirurgias e estruturando hospitais. A Caravana é considerada o maior programa de saúde regional, com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 75 milhões.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva


Caravana da Saúde chega a Campo Grande na próxima semana (Reprodução)




