O decreto divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29), suspende a permissão de queimadas em todo o país por 60 dias a partir da publicação da decisão.
A medida não se aplica em casos como de controle fitossanitário, que evita a propagação de pragas, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente; nas práticas de prevenção e combate a incêndios; e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.
Operação Verde Brasil
A Operação Verde Brasil, que reuniu várias agências em torno do combate aos incêndios na Amazônia Legal, registrou diminuição nos focos de incêndio nos últimos dias. Embora ainda não haja confirmação de tendência de extinção do fogo nos próximos dias, a avaliação do governo até o momento é positiva.
Segundo os dados do Censipam, havia focos de incêndio espalhados e mais intensos, principalmente, em Rondônia, Amapá, Pará e Maranhão entre os dias 25 e 26 de agosto. Na medição realizada entre os dias 26 e 27 de agosto, o mapa de focos de calor mostrou redução, principalmente em Rondônia, onde houve emprego de reforço no efetivo para combate ao fogo.
Na última sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Nova lei aumenta penas para furtos e golpes no Brasil

Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2

Câmara dos Deputados aprova projeto que limita jornada de policiais e bombeiros militares

Lei quer de volta cidade e estado nas placas de veículos e proposta avança na Câmara

VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia

Todo Mundo no Rio: Público de Shakira supera Madonna em Copacabana

Bete Mendes afirma que Justiça do Trabalho é 'indispensável' para direitos trabalhistas

Supremo Tribunal Federal define que atuação na advocacia pública exige inscrição na OAB

Bolsonaro tem boa evolução após cirurgia e segue internado

Medida não se aplica para casos de controle de pragas ou onde a queimada é necessária para evolução natural da vegetação (Nacho Doce/Reuters)


