Em mais um gesto de fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na noite de ontem (11), com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. A ligação durou cerca de uma hora e abordou temas centrais da agenda bilateral e internacional.
Lula e Xi destacaram o papel decisivo das duas nações na promoção do multilateralismo, com ênfase na atuação conjunta no G20 e no BRICS. Ambos defenderam a necessidade de esforços coordenados para a promoção da paz, especialmente diante do prolongado conflito entre Rússia e Ucrânia.
A relação Brasil-China também foi destacada como fundamental para o sucesso da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025. Lula reforçou a expectativa de uma participação ativa da China, ao que Xi Jinping respondeu confirmando o envio de uma delegação de alto nível e o comprometimento com o êxito da conferência.
Os dois líderes ainda celebraram os avanços obtidos na cooperação bilateral, com destaque para a integração dos programas nacionais de desenvolvimento. Eles se comprometeram a ampliar a colaboração em áreas estratégicas como saúde, petróleo e gás, economia digital e tecnologia espacial, incluindo projetos conjuntos na área de satélites.
Além disso, Lula e Xi expressaram interesse mútuo em identificar novas oportunidades de negócios entre as duas maiores economias do Hemisfério Sul e do Leste Asiático, reafirmando a relevância da parceria sino-brasileira no cenário global.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


Xi Jinping conversa com Lula e reforça apoio ao Brasil (Tingshu Wang | AFP)



