Entrou em vigor nesta quarta-feira (6), a tarifa de importação de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida eleva a taxa anterior de 10% com uma sobretaxa de 40 pontos percentuais.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificou a decisão com base em uma emergência nacional. Ele alegou que ações do governo brasileiro estariam prejudicando empresas americanas, além de afetar a liberdade de expressão e a política externa dos EUA.
Trump também mencionou suposta perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos motivos para a decisão.
Produtos já embarcados e em fase final de transporte não serão afetados. Além disso, cerca de 44% das exportações brasileiras para os EUA ficaram de fora do aumento tarifário. Entre os produtos excluídos estão petróleo, suco de laranja, aviões e celulose, que seguem com a tarifa de 10%.
O governo brasileiro diz ter um plano de contingência pronto. A ministra Simone Tebet afirmou que ainda esperava por um recuo dos EUA. Já o ministro Fernando Haddad mencionou a reformulação de programas de exportação e novas linhas de crédito a empresas.
Na terça-feira (5), o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (CEC) publicou a Resolução CEC nº 11, autorizando formalmente o Ministério das Relações Exteriores a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


Foto: Kurt Cotoaga/Insplash 



