Com base nos sobrevoos realizados nesta sexta-feira pela aeronave do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e pelo helicóptero da Polícia Militar de São Paulo, a força-tarefa de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul será desmobilizada no sábado (28), a partir das 10h. Verificou-se que os focos de calor foram extintos no Pantanal, onde ocorreram as queimadas mais intensas desde o mês de agosto.
“O monitoramento aéreo e o trabalho de rescaldo nas últimas 72h nos deram tranquilidade para a tomada de decisão”, informou o tenente-coronel Huesley Pinto da Silva, que esteve à frente da Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SGI), montada no quartel do Corpo de Bombeiros de Aquidauana. A partir deste sábado, segundo ele, a vigilância e a operação anti-incêndios serão assumidas por cada unidade do Corpo de Bombeiros.
O SGI deliberou também que o helicóptero “Águia 14”, cedido pelo Governo de São Paulo, retorna à sua base no sábado, enquanto o avião “Nimbus”, do Distrito Federal, permanecerá no Estado até domingo (29). A força-tarefa, criada com a decretação da situação de emergência pelo governador Reinaldo Azambuja, contou com a participação de quase 500 brigadistas, sendo 300 somente do Corpo de Bombeiros do Estado e 34 da corporação do Distrito Federal.
Os últimos combates por terra contra incêndios florestais no Pantanal ocorreram na quinta-feira. Após sobrevoos do “Águia 14” e do “Nimbus”, foi identificado um pequeno foco na Fazenda Porto Ciríaco, entre os pantanais de Corumbá e Aquidauana, extinto após ação de uma equipe de brigadistas transportada ao local pelo helicóptero. As frentes de combate permanecerão em alerta até este sábado, quando deverão ser desmobilizadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Após cirurgia, Lula recebe alta, mas ficará em repouso no fim de semana Lin

Cachorro é morto com dez tiros em frente a ponto de ônibus em SP

Adolescentes suspeitos de matar o cão Orelha voltam ao Brasil

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

Vídeo: Fuga com lulu-da-pomerânia termina na delegacia

Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no Brasil

Caso Orelha: Justiça dá 24 horas para redes removerem informações sobre adolescentes

CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro

Aeronaves retornarão para São Paulo e Distrito Federal (Saul Schramm)



