Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta segunda-feira (21), a plataforma de petróleo Cherne 1 (PCH-1), localizada na Bacia de Campos, a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé, no Norte do Rio de Janeiro.
A unidade, que atualmente está sem produção desde 2020, abrigava 176 trabalhadores no momento do incidente. De acordo com informações do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), as chamas começaram por volta das 7h25 e só foram controladas por volta das 11h25.
O combate ao fogo durou cerca de quatro horas e contou com a atuação de embarcações especializadas em combate a incêndios, as chamadas Fire Fighters, que permaneceram ao lado da plataforma durante toda a ocorrência.
Durante a emergência, um trabalhador terceirizado caiu no mar. Ele foi resgatado com vida pela embarcação de apoio Locar XXII, consciente, com queimaduras leves, e recebeu atendimento médico imediato a bordo da unidade PNA-1. Segundo a Petrobras, o trabalhador está sendo transferido por via aeromédica para avaliação médica mais detalhada.
Como medida de segurança, o escoamento de gás da plataforma foi interrompido. A Petrobras informou que todas as 176 pessoas a bordo foram contabilizadas e estão em segurança. Equipes não essenciais serão desembarcadas preventivamente para que a integridade das instalações seja analisada. A companhia também afirmou que uma comissão será criada para apurar as causas do incidente.
O Sindipetro-NF manifestou solidariedade ao trabalhador ferido e voltou a denunciar a precarização das condições de trabalho nas unidades offshore da Bacia de Campos. “Infelizmente, o que vemos hoje são as consequências práticas do desmonte da indústria nacional do petróleo. O sucateamento da Bacia de Campos, além dos prejuízos econômicos, coloca em risco a vida dos trabalhadores”, afirmou a diretoria do sindicato em nota.
A Petrobras confirmou o incêndio em comunicado oficial e destacou que as equipes de emergência foram acionadas imediatamente após o início do fogo, conseguindo debelar as chamas com sucesso. A empresa reforçou que acompanha a situação e dará o suporte necessário aos envolvidos.
As investigações sobre as causas do incêndio devem começar nos próximos dias.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos


Plataforma de petróleo na Bacia de Campos pegou fogo (Reprodução/ redes sociais)



