Em um levantamento feito pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil está entre os países que mais fizeram publicações cientificas durante a pandemia, ficando em 11° lugar no mundo em publicações. Sendo a USP a universidade brasileira que mais fez levantamentos científicos no mundo, entre as 20 primeiras.
As informações fazem parte de um levantamento realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA), a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP a partir das informações da plataforma Dimensions.
Até o último dia 17 de outubro foram produzidas e registradas 168.546 publicações sobre covid-19 no ano de 2020 em todo o mundo. A maior parte das publicações são artigos (132.406) e pre-prints (29.349), que são versões prévias de textos científicos. A plataforma não inclui dissertações e teses. Os países com maior número de publicações são Estados Unidos (34.129), China (15.990) e Reino Unido (14.724). Com 4.029 publicações, o que representa 2,39% da produção mundial, o Brasil é o 11º pais que publicou trabalhos sobre covid-19, à frente de países como Holanda (2.576 publicações), Suíça (2.556) e Japão (2.351).
Dentre os pesquisadores brasileiros mais publicados está o sul-mato-grossense Júlio Henrique Rosa Croda, com 20 publicações, representando a Fiocruz. Ele está logo atrás da pesquisadora Marta Giovanetti, também da Fiocruz, com 26 publicações.
Em conversa com o JD1 Noticias, Croda se disse se sentir honrado por ser o segundo no quesito de publicação e o quarto na questão de pesquisadores mais citados. “É muita colaboração, eu represento muitas pessoas e colabores. É um prazer ter esse reconhecimento, tudo isso é muito importante e fruto de um trabalho árduo de meses. Estamos ai trabalhando, cumprindo nossa função que é produzir ciência aqui no Brasil”, diz Croda.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização


Júlio Croda se diz "honrado", por estar entre os pesquisadores mais publicados do país (Reprodução/Internet)



