O projeto de lei que redefine a dosimetria das penas dos condenados pelos atos antidemocráticos ainda será analisado pelo Senado, mas já provoca movimentos no Palácio do Planalto. Mesmo sem comentar publicamente o resultado da votação na Câmara, o presidente Lula tem indicado a auxiliares que tende a vetar a proposta quando ela chegar ao seu gabinete.
No entorno presidencial, a avaliação é de que Lula deve marcar posição política sobre o tema, ainda que exista o risco de o Congresso derrubar eventual veto. O presidente, porém, aguarda primeiro a condução do texto no Senado e acredita que, mais adiante, o Supremo Tribunal Federal poderá rejeitar trechos da proposta.
O projeto foi aprovado pelos deputados na madrugada desta quarta-feira (10). No Senado, o presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), designou Esperidião Amin (PP-SC) como relator e espera receber o parecer já na próxima semana.
Inicialmente, a Casa cogitava votar o projeto diretamente no plenário. “Nós vamos deliberar esse projeto no plenário do Senado Federal, assim que a Câmara deliberar. Este ano ainda”, afirmou na terça-feira (9) o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos

STF condena cinco ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro

Congresso deve ganhar prazo para atualizar Lei do Impeachment

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP


Presidente Lula (PT) (Valter Campanato/Agência Brasil)




