Menu
Menu
Busca quinta, 09 de outubro de 2025
Brasil

Lula recebe telefonema de Putin e falam sobre a guerra na Ucrânia e cooperação bilateral

Os líderes reforçaram o compromisso de estreitar ainda mais a relação e realizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano

09 agosto 2025 - 11h48Sarah Chaves, com Secom/Presidência    atualizado em 09/08/2025 às 12h24

Neste sábado (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir temas de interesse bilateral e internacional. A conversa, que durou cerca de 40 minutos, abordou, entre outros assuntos, os esforços diplomáticos para a paz entre Rússia e Ucrânia.

Durante a ligação, Putin compartilhou detalhes sobre suas discussões em andamento com os Estados Unidos e os mais recentes esforços pela paz na região. Ele agradeceu ao Brasil pelo interesse e apoio contínuo na busca por uma solução pacífica para o conflito.

Em resposta, Lula reafirmou a posição histórica do Brasil em favor do diálogo e da mediação, destacando que o governo brasileiro está à disposição para contribuir no que for necessário. O presidente também mencionou a importância do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa de Brasil e China, como um espaço de diálogo e diplomacia.

Além dos temas de paz, os dois presidentes discutiram o atual cenário político e econômico global e a cooperação no âmbito do BRICS. Putin parabenizou o Brasil pelo sucesso da Cúpula do BRICS, realizada em julho no Rio de Janeiro, destacando os avanços alcançados durante o evento.

Os presidentes também reforçaram o compromisso de estreitar ainda mais a relação bilateral e indicaram a intenção de realizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Vanguard - Sound

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sophia de Jesus Ocampo morreu e caso ainda segue sem respostas
Justiça
Falhas na proteção: juiz condena Estado e Município a pagar R$ 430 mil aos pais de Sophia
Teto de restaurante de Henrique Fogaça desaba em São Paulo e deixa seis feridos
Brasil
Teto de restaurante de Henrique Fogaça desaba em São Paulo e deixa seis feridos
Foto: Débora Klempous/Rede Peteca
Brasil
Nova norma aumenta pena para fornecimento de álcool a crianças e adolescentes
Ministros André Fufuca e Celso Sabino
Brasil
Ministros do PP e União Brasil desafiam partidos e decidem permanecer no governo Lula
O Ministério da Saúde terá 30 dias para instituir um grupo de trabalho temporário encarregado de propor normas complementares
Brasil
Regulamentada Lei de ética em pesquisas com seres humanos
Sede Anvisa
Brasil
Anvisa suspende venda de cosméticos capilares e produtos com ozônio
Na avaliação do ministro, o problema das bebidas contaminadas pode ser entendido também como uma "crise econômica"
Brasil
Governo cria comitê de enfrentamento da crise do metanol
Foto: Reprodução
Brasil
Nova lei obriga escolas a notificarem casos de violência e automutilação ao Conselho Tutelar
Paiva Netto
Brasil
Morre presidente da Legião da Boa Vontade e jornalista Paiva Netto
Petrobras tem alta nas ações ordinárias
Brasil
Petrobras realiza primeira importação de gás não convencional da Argentina

Mais Lidas

O corpo foi achado na noite de hoje
Polícia
AGORA: Homem é assassinado e enterrado em cova rasa no Caiobá
O caso aconteceu na noite de hoje
Polícia
AGORA: Homem é morto com três tiros na cabeça em Campo Grande
Movimentação Policial - Foto: Ilustrativa / Vinícius Santos
Polícia
AGORA: Homem é baleado em tentativa de execução no Jardim Los Angeles
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Prefeitura diz que fornece refeições a pacientes e acompanhantes nas UPAs