Pela primeira vez na história do Brasil, mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de 2025. O processo de alistamento feminino começa no dia 1º de janeiro e vai até 30 de junho, oferecendo 1.465 vagas para mulheres que completarem 18 anos no ano de 2025. As candidatas poderão se alistar de forma voluntária, seja online ou presencialmente, nas Juntas de Serviço Militar de 28 municípios, incluindo Campo Grande, Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul.
O recrutamento será dividido em várias etapas, com critérios específicos de seleção que incluem testes físicos e exames de saúde. Após o alistamento, as selecionadas poderão escolher a Força em que desejam servir, de acordo com a disponibilidade de vagas e sua aptidão.
As mulheres que forem incorporadas em 2026, nos meses de março ou agosto, ocuparão a graduação de soldado ou marinheiro-recruta. Embora o alistamento seja voluntário, o serviço militar passará a ser obrigatório após essa fase, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme as diretrizes das Forças Armadas.
As interessadas devem ficar atentas ao Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que regulamenta o processo de recrutamento para o alistamento feminino. Assim como para os homens, o serviço militar será obrigatório para as mulheres que forem selecionadas, com penalidades e direitos previstos pela legislação.
Para mais detalhes, consulte o Ministério da Defesa (clique aqui).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Maio Amarelo: Vítimas de acidentes no trânsito custaram R$ 3,8 bilhões ao SUS em 2024

STJ libera inclusão de gênero neutro em Registro Civil

Lula anuncia US$ 1 bi de investimentos da China em combustível renovável do Brasil

Petrobras descobre óleo de qualidade na Bacia de Santos

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet

Descontos para empréstimos consignados têm novo bloqueio determinado pelo INSS

Lula coordena reunião sobre ressarcimento de aposentados do INSS

Passageiro morre prensado entre a porta do metrô e plataforma de estação em SP

Grupo usava 'idosos fictícios' para fraudar o INSS
